Fatores determinantes do estresse acadêmico: uma investigação de acordo com a Regressão Logística Multinomial
Palavras-chave:
Distribuição Multinomial, Estudantes, Modelo de Regressão , Níveis de Escolaridade, Nível de StressResumo
O estresse manifestado nos alunos representa uma variável predominante que se concentra em uma parte substancial da demografia estudantil. Muitos elementos de natureza psicológica, fisiológica e acadêmica podem incidir sobre o nível de tensão experimentado pelos alunos. Para realizar uma análise estatística sobre essa questão, o presente estudo é proposto com o objetivo de implementar um Modelo Logístico Multinomial para identificar fatores e seu impacto sobre os níveis de estresse entre os estudantes nepaleses. O conjunto de dados foi obtido no repositório do Kaggle, denominado "StressLevelDataset", composto por 20 atributos que avaliam os níveis de estresse em 1.100 alunos. Esses atributos foram categorizados em cinco fatores: Psicológico (PF), Fisiológico (PhF), Social (SF), Ambiental (EF) e Acadêmico (AF). Para esta investigação, a análise de estresse concentrou-se em PF, PhF e FA. Os principais atributos desses fatores incluem ansiedade, autoestima, depressão e histórico de doença mental (PF); dor de cabeça, qualidade do sono e problemas respiratórios (PhF); desempenho acadêmico, carga horária de estudo, relacionamento aluno-professor e preocupação com a carreira futura (FA). O modelo multinomial ajustado, usando o nível de estresse como variável de resposta e as onze covariáveis mencionadas, produziu uma precisão de 89,09%. Considerando essas métricas, observou-se que as variáveis nível de desempenho acadêmico, nível de qualidade do sono e nível de horas de estudo exerceram a maior influência na explicação do nível de estresse, nessa ordem, com uma relevância de 22,01%, 17,4% e 14,9%, respectivamente.
Referências
ABACAR, M.; ALIANTE, G.; ANTÓNIO, J. F. Stress e estratégias de coping em estudantes universitários. Aletheia, v.54, n.2, 2021.
ABREU, K. L. D.; STOLL, I.; RAMOS, L. S., BAUMGARDT, R. A.;KRISTENSEN, C. H. Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout no exercício profissional da psicologia. Psicologia: ciência e profissão, v.22, p.22-29, 2002.
BORINE, R. C. C.; WANDERLEY, K. S.; BASSIT, D. P. Relação entre a qualidade de vida e o estresse em acadêmicos da área da saúde. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v.6 n.1, p.100-118, 2015.
BUBLITZ, S.; GUIDO, L. D. A.; LOPES, L. F. D.; FREITAS, E. D. O. Association between nursing students'academic and sociodemographic characteristics and stress. Texto & Contexto-Enfermagem, vol.25, 2016.
DAS MANGAS, E. J. Introdução à regressão categorial aplicação a dados de escolas angolanas, com utilização do SSPS. (Tese de doutorado). Universidade da Beira Interior, Portugal, p. 64, 2019.
DÁVILA, O. S.; GOTARATE, F. B.; SOLANO, O. B. Estresse acadêmico em estudantes universitários usando análise multivariada}. Sigmae, v.8, n.2, p. 348-358, 2019.
DE LIMA, I. M. B.; DE OLIVEIRA, A. E. C.; DE ANDRADE, J. M.; COÊLHO, H. F. C.; LIMA, K. S. Modelo de decisão sobre o uso de preservativos: uma regressão logística multinomial. Revista Tempus-Actas de Saúde Coletiva. 10(2), p.67-80, 2016.
ELTINK, C. F.; NUNES, C. W. B. Concepções sobre estresse segundo alunos do ensino médio de uma cidade de pequeno porte. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, vol. 1, p. 549-561, 2020.
FÁVERO, L. P. L.; BELFIORE, P. P.; SILVA, F. L. D.; CHAN, B. L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões, Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
HOSMER, D. W., LEMESHOW, S., STURDIVANT, R. X. Applied logistic regression. 3.ed. Hoboken (NJ): Wiley & Sons, Inc., 2013.
JOHNSON, R.; WICHERN, D. W. Applied Multivariate Statistical Analysis. New Jersey: Prentice Hall International, Inc. 1988.
JOYOTSNA, C.; AMUDHA, J. Eye gaze as an indicator for stress level analysis in students. In 2018 International conference on advances in computing, communications and informatics (ICACCI), p. 1588-1593, IEEE, 2018.
JUST, A. P., ENUMO, S. R. F. Problemas emocionais e de comportamento na adolescência: o papel do estresse. Boletim Academia Paulista de Psicologia, vol.35, n. 89, 2015.
MARTINS, R. M. B.; BOMFIM, F. N. G.; GOUVEIA, L. Q.; COSTA SPONTAN, O.; DE MELO, C. M. I.; BEZERRA, L. A.; PIMENTEL, D. M. M. Estresse em alunos de preparatórios para vestibular. Brazilian Journal of Health Review, 4(3), p. 10639-10651, 2021.
MORETTI, F. A.; HUBNER, M. M. C. O estresse e a máquina de moer alunos do ensino superior: Vamos repensar nossa política educacional? Revista de Psicopedagogia, 34 (105), 258-67, 2017.
NORTON, E. C.; DOWD, B. E.; MACIEJEWSKI, M. L. Odds ratios?current best practice and use. Jama, v. 320, n. 1, p. 84-85, 2018.
PARIAT, L.; RYNJAH, A.; JOPLIN, M.; KHARJANA, M. G. Stress levels of college students: Interrelationship between stressors and coping strategies. Journal of Humanities and Social Science, 19(8), p. 40-46, 2014.
PITT, A.; OPRESCU, F.; TAPIA, G.; GRAY, M. An exploratory study of students? weekly stress levels and sources of stress during the semester. Active Learning in Higher Education, 19(1), p. 61-75, 2018.
SANTOS, F. S.; MAIA, C. R. C.; FAEDO, F. C.; GOMES, G. P. C.; NUNES, M. E.; OLIVEIRA, M. V. M. D. Estresse em estudantes de cursos preparatórios e de graduação em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 41(2), p. 194-200, 2017.
SOFRO, A.; KHIKMAH, K. N.; ARIYANTO, D.; FUAD, Y.; RAHADJENG, B.; ASTUTI, Y. P. Handling Overdispersion Problems in Multinomial Logistic Regression (Study Case in Stress Level Data). Wseas, vol.3, p.78-83, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).