Modelagem matemática da dinâmica populacional na cidade de Maringá, PR
estimação de parâmetros por regressão linear
Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Dinâmica Populacional, Regressão Linear, Maringá – PRResumo
O objetivo deste trabalho é modelar o crescimento da população de Maringa-PR através de modelos clássicos de Dinâmica Populacional e comparar com os dados reais obtidos pelo IBGE e datasus entre os anos de 1980 e 2012. Para isso se faz necessário obter os parâmetros dos modelos, que serão obtidos através da Regressão Linear. Após a obtenção dos parâmetros e comparação dos resultados com os dados reais, observou-se que o modelo de Verhulst foi o que obteve melhores resultados, com uma pequena margem de erro quando comparado com a população real. Desta forma o modelo de Malthus ficou in- viável para uso da projeção da população. Dessa forma a modelagem matemática tem se mostrado eficaz na simulação de problemas reais, em específico em dinâmica populacional onde a investigação do comportamento da quantidade populacional é importante para a criação de políticas públicas futuras e prevenção de catástrofes.
Referências
BASSANEZI, R. C. Malthus e a Evolução de Modelos. Ciência e Natura, p. 97-100, 2014.
MALTHUS, T.; WINCH, D.; JAMES, P. Malthus an Essay on the Principle of Population New York: Cambridge University Press, 1992.
BASSANEZI, R. C.; FERREIRA JR, W. C. Equações Diferenciais com Aplicações, São Paulo, Ed. Harbra, 1988.
FIGUEIREDO, Joyce K.; MARTINS, Eder Marinho; FERREIRA, Wenderson Marques. A Equação Logística Aplicada à População Brasileira. Revista de Matemática, v. 6, n. 01, 2019.
QUEIROZ, J. A. S.; DIAS, N. L. Modelagem Matemática de Problemas Biológicos - TCC em Licenciatura Plena em Matemática – UNIFAP, 2013.
DATASUS. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?ibge/cnv/poppr.def. Acesso em 20 de abril de 2023.
CONEGERO, L. Com PIB de mais de R$ 20 bilhões, economia de Maringá é a que mais cresce entre as três maiores cidades do Paraná. Disponível em: https://shorturl.at/eGLV3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).