O impacto do ensino remoto na evasão e retenção de alunos no Curso de Estatística da UFSCar

Autores

  • Estela Maris Pereira Bereta Universidade Federal de São Carlos- UFSCar
  • Ferreira Filho, P Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Evasão, Retenção, Ensino Remoto, Graduação em Estatística

Resumo

A evasão no ensino superior tem sido objeto de estudo por muitos pesquisadores e particularmente pelas próprias instituições de ensino superior interessadas em identificar os motivos/causas que levam o estudante a abandonar um curso/universidade. No caso específico dos cursos de graduação em Estatística no Brasil, estudos indicam que cerca de 25% dos ingressos concluíram o curso nos últimos anos, diminuindo assim uma evasão de aproximadamente 75% dos estudantes. No caso do curso de Estatística da UFSCar, historicamente de 40% a 50% dos estudantes concluíram o curso. Durante o período de Ensino Remoto, anos letivos de 2020 e 2021, houve um relaxamento, por parte da UFSCar, nas regras de desempenho mínimo para continuidade nos cursos. Regras estas que somente voltaram a ser consideradas no final do segundo semestre de 2022. Neste trabalho, observa-se que a evasão foi menor neste período, assim como a retenção dos alunos nas disciplinas iniciais, em particular aquelas relacionadas à área de matemática. Esses dois fatos deveriam contribuir para uma maior taxa de conclusão do curso, porém isso não ocorreu. Duas hipóteses, neste caso, estão sendo investigadas: a dificuldade de readaptação dos estudantes ao ensino presencial e a expansão do estágio em home office que levou vários estudantes a prolongarem o tempo de curso para compatibilizá-lo com o trabalho remoto.

Referências

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

Maris Pereira Bereta, E., & Ferreira Filho, P. . (2023). O impacto do ensino remoto na evasão e retenção de alunos no Curso de Estatística da UFSCar. Sigmae, 12(3), 60–66. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2254