O impacto do ensino remoto na evasão e retenção de alunos no Curso de Estatística da UFSCar
Palabras clave:
Evasão, Retenção, Ensino Remoto, Graduação em EstatísticaResumen
A evasão no ensino superior tem sido objeto de estudo por muitos pesquisadores e particularmente pelas próprias instituições de ensino superior interessadas em identificar os motivos/causas que levam o estudante a abandonar um curso/universidade. No caso específico dos cursos de graduação em Estatística no Brasil, estudos indicam que cerca de 25% dos ingressos concluíram o curso nos últimos anos, diminuindo assim uma evasão de aproximadamente 75% dos estudantes. No caso do curso de Estatística da UFSCar, historicamente de 40% a 50% dos estudantes concluíram o curso. Durante o período de Ensino Remoto, anos letivos de 2020 e 2021, houve um relaxamento, por parte da UFSCar, nas regras de desempenho mínimo para continuidade nos cursos. Regras estas que somente voltaram a ser consideradas no final do segundo semestre de 2022. Neste trabalho, observa-se que a evasão foi menor neste período, assim como a retenção dos alunos nas disciplinas iniciais, em particular aquelas relacionadas à área de matemática. Esses dois fatos deveriam contribuir para uma maior taxa de conclusão do curso, porém isso não ocorreu. Duas hipóteses, neste caso, estão sendo investigadas: a dificuldade de readaptação dos estudantes ao ensino presencial e a expansão do estágio em home office que levou vários estudantes a prolongarem o tempo de curso para compatibilizá-lo com o trabalho remoto.
Citas
BAGGI, C. A. S. ; ALVES, D. A. Evasão e Avaliação Institucional no Ensino Superior: Uma Discussão Bibliográfica. Avaliação. Campinas v. 16, n. 2, p. 355-374, 2011.
FERNANDES, V., MUSSETI, M., VALENTIM, P., VIEIRA, L., FRANCISCO, L. H., SILVA, M. B. B., FERREIRA FILHO, P. Avaliando Desempenho Acadêmico dos Alunos Evadidos do Curso de Bacharelado em Estatística da UFSCar no Período de 2006 a 2014. 22o SINAPE, 2016, Porto Alegre. Programas e resumos.
FERREIRA FILHO, P., VIEIRA L., FRANCISCO, L. H., SILVA, M. B. B., FERNANDES, V. V. Um Diagnóstico do Aproveitamento Discente no Projeto Pedagógico 2006 do Curso de Bacharelado em Estatística da UFSCar. 15o SEAGRO e 62a RBRAS, Presidente Prudente SP, 2015. Programas e resumos.
MORETTIN, P. A., BUSSAB, W. O. Estatítisca Básica. Editora Saraiva, SP, 2005.
SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).