Fatores associados à percepção de prejuízo na aprendizagem de estudantes de universidades públicas brasileiras durante a pandemia de Covid-19
Palavras-chave:
Covid-19, ensino remoto, prejuízo na aprendizagem, regressão logísticaResumo
A pandemia de Covid-19 atingiu, em março de 2020, toda a sociedade, trazendo restrições ao convívio e necessidade de adaptações em todas as áreas. Especificamente na educação, instituições de ensino interromperam, temporariamente, suas atividades e se mobilizaram para continuar suas aulas remotamente, auxiliadas pelos meios tecnológicos que vêm permitindo encontros virtuais em tempo real. Dado o ineditismo da situação, nem todos, na comunidade acadêmica, estavam preparados para substituir as salas de aulas presenciais pelos ambientes virtuais de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho buscou investigar os fatores associados à percepção de prejuízo na aprendizagem dos discentes de universidades públicas, durante a pandemia de Covid-19. Foi feita uma consulta aos discentes, por meio de formulário eletrônico, questionando, entre outras coisas, o sentimento de prejuízo na aprendizagem durante a vigência do ensino remoto. As respostas à essa consulta compuseram uma base de dados analisada por meio da metodologia estatística de regressão logística. Deste modo, este trabalho objetivou ajustar um modelo estatístico que identificasse os possíveis fatores associados ao sentimento de prejuízo no processo de aprendizagem, por parte dos discentes de universidades públicas, em relação ao ensino remoto. A análise estatística mostrou que cinco covariáveis, selecionadas pelo método de seleção stepwise, tiveram maior influência na variável resposta. As covariáveis destacadas foram: quantidade de aulas síncronas, capacidade de concentração dos alunos, interação remota com o professor, atendimento remoto do professor e faixa etária dos estudantes. Este resultado revelou o protagonismo do professor no processo de aprendizagem.
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