Fatores associados à percepção de prejuízo na aprendizagem de estudantes de universidades públicas brasileiras durante a pandemia de Covid-19
Palabras clave:
Covid-19, ensino remoto, prejuízo na aprendizagem, regressão logísticaResumen
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, 18 fev. 2020.
CASTIONI, R. et al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaios: Avaliação e Políticas Pública em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, n. 111, p. 399-419, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/53yPKgh7jK4sT8FGsYGn7cg/?lang=pt.
CORDEIRO, G.M.; LIMA NETO, E.A. Modelos Paramétricos. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Estatística e Informática. 2006. Disponível em: https://www.ufjf.br/clecio_ferreira/files/2013/05/Livro-Gauss-e-Eufrasio.pdf.
FÁVERO, L. P. L., et al (2009). Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Campos, 1a ed., 2009.
OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde. OMS - Organização Mundial da Saúde. Folha informativa sobre COVID-19. Histórico da pandemia de COVID-19. Brasil: OMS, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. 2021. Disponível em: https://www.R-project.org/.
SALLES, J. C. Palestra proferida no Webinários ABC #11. Desafios da educação superior em tempos de pandemia. (Rio de Janeiro), 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cEA-eAxt1MU&list=PLOMY7wSRDryYzc-NgiR4zPPrW4yQi7dp3&index=11&t=19s.
SILVEIRA, S. R., et al. O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia por COVID-19. In: Série Educar, Prática Docente (org). Belo Horizonte: Poisson. 2020. DOI: 10.36229/978-65-86127-71-3.CAP.04. Disponível em: https://poisson.com.br/2018/produto/serie-educar-volume-40-pratica-docente/.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).