Aplicação da análise de regressão linear no rendimento escolar do Ensino Médio público do Brasil

Autores

Palavras-chave:

Indicadores Educacionais, Análise de Regressão, Software R

Resumo

De 2010 à 2019, segundo dados divulgados pelo INEP, houve uma redução no número de estudantes que constituem as turmas do Ensino Médio público do Brasil e ao mesmo tempo ocorreu um leve aumento nas horas aulas diárias estudadas. Também pode-se notar que a taxa de aprovação, nesse mesmo período, passou de 76% para 85%. Diante dessas informações surgem as seguintes questões: A quantidade de alunos em sala influencia na aprendizagem? Ou, aumentando a carga horária em sala irá resultar em uma melhor aprendizagem? Ou, ainda de uma forma mais enfática, diminuindo a quantidade de alunos em sala e aumentando a carga horária o resultado será satisfatório ao ponto de elevar a taxa de aprovação? Tais indagações foram analisadas e respondidas por meio de modelos de análise de regressão utilizando o software R. Os resultados obtidos por tais modelos afirmam que reduzindo o número de estudantes em sala e/ou aumentando a carga horária de estudo terá como resposta um aumento na taxa de aprovação, mostrando que as variáveis relacionadas aos questionamentos iniciais influenciam na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio público do Brasil.

Palavras-chave: Indicadores Educacionais; Análise de Regressão; Software R.

 

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

Leandro Rodrigo Morais, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

 

 

Marina Rodrigues Maestre, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

 

 

Referências

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Publicado

02-03-2023

Como Citar

Morais, L. R., & Maestre, M. R. (2023). Aplicação da análise de regressão linear no rendimento escolar do Ensino Médio público do Brasil. Sigmae, 12(1), 96–107. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2064

Edição

Seção

Artigos completos