Aplicação da análise de regressão linear no rendimento escolar do Ensino Médio público do Brasil

Autores/as

Palabras clave:

Indicadores Educacionais, Análise de Regressão, Software R

Resumen

 

 

 

 

 

 

 

Biografía del autor/a

Leandro Rodrigo Morais, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

 

 

Marina Rodrigues Maestre, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

 

 

Citas

ALLAMAN, Ivan Bezerra. Transformação de dados. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2019.

BREUSCH, Trevor Stanley; PAGAN, Adrian Rodney. A simple test for heteroscedasticity and random coefcient variation, Econometrica, Biometrika, vol. 47, p.1287-1294, 1979.

BUSSAB, Wilton de Oliveira; MORETTIN, Pedro Alberto. Estatística Básica. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

DURBIN, James; WATSON, Geoffrey Stuart. Test for Serial Correlation in Least Squares Regression, Biometrika, 37, p. 409-428, 1950.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Indicadores Educacionais, 2010-2019. Brasília, 02 Fevereiro 2020. Disponível em: $<$https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/complexidade-de-gestao-da-escola$>$

LEWIS-BECK, Michael Steven. Applied Regression: an introduction. Series Quantitative Applications in the Social Sciences. [S.l.]: SAGE University Paper, 1980.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. 2020. URL https://www.R-project.org/.

RODRIGUÊS, Sandra Cristina Antunes. Modelo de Regressão Linear e suas Aplicações. Universidade da Beira Interior. Covilhã. 2012.

SHAPIRO, Samuel Sanford; WILK, Martin Breadbury. An analysis of variance test for normality (complete samples), Biometrika, Vol. 52, p.591-611, 1965.

Publicado

02-03-2023

Cómo citar

Morais, L. R., & Maestre, M. R. (2023). Aplicação da análise de regressão linear no rendimento escolar do Ensino Médio público do Brasil. Sigmae, 12(1), 96–107. Recuperado a partir de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2064