Teste de hipótese para diferença de proporção: Um estudo sobre o consumo de rádio em 2018 e 2019, na cidade de Caruaru-PE
Resumo
Há quase um século a história do rádio no Brasil deu-se início com a primeira transmissão. Nos dias atuais, a mídia rádio detém um poder de anúncio e investimento que atraem algumas empresas interessadas em divulgar sua marca e como forma de constatar o poder de alcance utilizam-se de pesquisas de audiência. Dessa forma, a partir de duas pesquisas de audiência realizadas em Caruaru-PE, tem-se como objetivo desse trabalho a realização de um comparativo sobre a proporção de consumo de rádio na referida cidade, entre os anos de 2018 e 2019, utilizando-se de análise descritiva, intervalo de confiança e teste de hipóteses para diferença de proporção. O estudo foi realizado ao longo de uma semana em novembro de 2018 e em uma semana em setembro de 2019, em 27 localidades da referida cidade. Dessa forma, ao utilizar apenas análise descritiva, observou-se algumas diferenças numéricas, mas com o uso do intervalo de confiança e do teste $z$ mostrou que essa diferença não é estatisticamente significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).