Ensino de Geometria Espacial métrica
uma experiência com modelagem
Palavras-chave:
Ensino de Geometria, Engenharia Didática, Modelagem MatemáticaResumo
O estudo de geometria permite o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em relação a fatos e questões do cotidiano. Entretanto, os resultados em exames oficiais apontam uma grande defasagem no ensino e aprendizagem, principalmente em geometria espacial. Esta pesquisa está inserida no contexto do ensino e aprendizagem da geometria espacial na educação básica, em particular, à métrica dos sólidos geométricos. O objetivo do trabalho é apresentar uma sequência didática utilizando a modelagem matemática como alternativa metodológica, tendo em vista seu potencial para quebrar a dicotomia existente entre a matemática escolar e a matemática presente nas mais variadas situações do cotidiano. A sequência foi desenvolvida em duas escolas públicas junto a estudantes do ensino médio. Para validar a sequência proposta, a pesquisa foi fundamentada nos princípios da engenharia didática e a análise foi realizada utilizando-se registros em diário de campo, registros das atividades desenvolvidas pelos estudantes e aplicação de questionários e testes diagnósticos. Os resultados obtidos levaram a concluir que houve um avanço por parte dos estudantes na apreensão de conceitos de geometria plana e espacial.
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