Ensino de Geometria Espacial métrica

uma experiência com modelagem

Autores

  • Andrea Cardoso Docente do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas https://orcid.org/0000-0003-0350-6982
  • José Carlos de Souza Junior Docente do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas https://orcid.org/0000-0003-0350-6982
  • Bruna S. C. Franco Aluna formada pelo curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas
  • Maíra J. R. Oliveira Aluna do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Engenharia Didática, Modelagem Matemática

Resumo

O estudo de geometria permite o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em relação a fatos e questões do cotidiano. Entretanto, os resultados em exames oficiais apontam uma grande defasagem no ensino e aprendizagem, principalmente em geometria espacial. Esta pesquisa está inserida no contexto do ensino e aprendizagem da geometria espacial na educação básica, em particular, à métrica dos sólidos geométricos. O objetivo do trabalho é apresentar uma sequência didática utilizando a modelagem matemática como alternativa metodológica, tendo em vista seu potencial para quebrar a dicotomia existente entre a matemática escolar e a matemática presente nas mais variadas situações do cotidiano. A sequência foi desenvolvida em duas escolas públicas junto a estudantes do ensino médio. Para validar a sequência proposta, a pesquisa foi fundamentada nos princípios da engenharia didática e a análise foi realizada utilizando-se registros em diário de campo, registros das atividades desenvolvidas pelos estudantes e aplicação de questionários e testes diagnósticos. Os resultados obtidos levaram a concluir que houve um avanço por parte dos estudantes na apreensão de conceitos de geometria plana e espacial.

 

Biografia do Autor

Andrea Cardoso, Docente do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária com Pós-doutorado em Estatística Multivariada

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Publicado

31-12-2012

Como Citar

Cardoso, A., Junior, J. C. de S., Franco, B. S. C., & Oliveira, M. J. R. (2012). Ensino de Geometria Espacial métrica: uma experiência com modelagem. Sigmae, 1(1), 140–151. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/100