Ensino de Geometria Espacial métrica

uma experiência com modelagem

Autores/as

  • Andrea Cardoso Docente do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas https://orcid.org/0000-0003-0350-6982
  • José Carlos de Souza Junior Docente do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas https://orcid.org/0000-0003-0350-6982
  • Bruna S. C. Franco Aluna formada pelo curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas
  • Maíra J. R. Oliveira Aluna do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas

Palabras clave:

Ensino de Geometria, Engenharia Didática, Modelagem Matemática

Resumen

 

 

Biografía del autor/a

Andrea Cardoso, Docente do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária com Pós-doutorado em Estatística Multivariada

Citas

ARTIGUE, M. Ing_enierie didactique. In: Brun J. (org.). Didactique des Math_ematiques.

Lausanne-Paris: Delachaux, 1996.

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24, 2001, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2001.

BASSANEZI, R.C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

CHAVES, M. I. A.; SANTO, A. O. E. Modelagem matemática: uma concepção e várias possibilidades. Bolema, Rio Claro, ano 21, n. 30, p. 149 a 161, 2008.

COSTA, M. A.; LIMA, S. R. R. Ensino de Prismas: uma análise a partir do livro didático. 2010. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2010.

FRANCO, B. S. C.; OLIVEIRA, M. J. R. Ensino de geometria espacial métrica: uma experiência com modelagem. 2011. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2011.

LIMA, E. L. Medida e forma em geometria: comprimento, área, volume e semelhança. Rio de Janeiro: SBM, 1991.

MINAS GERAIS. Currículo Básico Comum (CBC). Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Acesso em: 30 out. 2011. Disponível em

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index2.aspx??id_objeto=23967#

PAIS, L. C. Didática da matemática: uma análise da anuência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SANTOS, R. C; BACCARIN, S. A. O. Embalagens. Revista do Professor de Matemática, n. 60, 2006.

Publicado

31-12-2012

Cómo citar

Cardoso, A., Junior, J. C. de S., Franco, B. S. C., & Oliveira, M. J. R. (2012). Ensino de Geometria Espacial métrica: uma experiência com modelagem. Sigmae, 1(1), 140–151. Recuperado a partir de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/100