Análise Teórica Sobre a Equação das Ondas

Autores/as

  • Lucas Oliveira Quintino
  • Evandro Monteiro UNIFAL-MG

Palabras clave:

Equação das Ondas, Equação diferencial parcial, Energia da corda vibrante, Vibrações forçadas, Séries de Fourier

Resumen

O objetivo central deste trabalho é o estudo do problema da equação das ondas, primeiramente como uma motivação física e posteriormente com uma análise mais cautelosa da questão, enfatizando aspectos matemáticos da física teórica, e, desta forma, enriquecendo-a com maior rigor matemático, clareza de raciocínio e limpeza de argumentos e premissas. Tal situação nos conduz a um problema em que o valor da solução em uma variável espacial ou de suas derivadas é especificado na fronteira do conjunto. Para a resolução desses problemas devalores iniciais ou de fronteira, será utilizado o método de Fourier, que consiste em duas etapas. Na primeira, utiliza-se a separação de variáveis, para que com isso adquiramos problemas de autovalor para equações diferenciais ordinárias que estão relacionadas com as equações diferenciais parciais em estudo. Nessa etapa, obtém-se uma gama de soluções da equação diferencialparcial que satisfaz parte das condições de fronteira. A segunda etapa, chamada de Análise de Fourier, possui como ideia principal utilizar a solução do problema como uma série cujos termos são produtos dessas soluções por coeficientes adequadamente escolhidos.

Citas

BUTKOV, E. Mathematical Physics. Massachusetts: Addison-Wesley. 1968.

FIGUEIREDO, D. G. de Análise de Fourier e Equações Diferenciais Parciais. Rio de Janeiro: IMPA, Projeto Euclides, 1977.

MAIA, M. D. Introdução aos Métodos da Física-Matemática. Brasília: Editora UnB, 2000.

NUSSENZVEIG, H. M. Física Básica - Fluidos, Oscila¸c˜oes e Ondas, Calor. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 1996.

Publicado

21-10-2015

Cómo citar

Quintino, L. O., & Monteiro, E. (2015). Análise Teórica Sobre a Equação das Ondas. Sigmae, 4(1), 1–12. Recuperado a partir de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/295

Número

Sección

Applied Mathematics