Finding the number pi with dynamic geometry
Keywords:
Technology in teaching, math teaching, learning objectsAbstract
References
BORTOLETTO, A. R. S. Reflexões relativas às definições do número π (pi) e à presença da sua história em livros didáticos de matemática. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC / SEF, 1998.
BRASIL. PCN+: Ensino Médio orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2002.
CARDOSO, A. Formação do professor de matemática na prática investigativa. In: Felício, H. M. S.; Gomes, C. (orgs) Caminhos da docência. Porto Alegre: Otkos, 2012.
CARDOSO, A.; SOUZA JUNIOR, J. C. Conteúdos didáticos digitais para aprendizagem de funções. In: 22o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 17o Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracajú. Anais .... Aracajú, SE: UFS, 2011. p.371-379.
COSTA, R. C. F. O que é um número transcendente. Revista do Professor de Matemática, n.1, p.14-15, 1980. EVES, H. História da Matemática. Campinas: Unicamp, 2008.
FIGUEIREDO, D. G. Números irracionais e transcendentes, 3.ed. Rio de Janeiro: SBM, 2002. FRID, H. Os números irracionais. Revista Eureka, p.38-48, 2007.
LIMA, E. L. O que é o número π? Revista do Professor de Matemática, n.6, p. 21-24, 1985.
PALIS, G. R. Comprimento da circunferência no ensino fundamental. Revista do Professor de Matemática, n. 14, p.29-36, 1989.
ROCHA, F. L. et al. Repositórios de objetos de aprendizagem: um estudo exploratório. In: 22o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 17o Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracajú. Anais .... Aracajú, SE: UFS, 2011. p.304-312.
SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: A questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.
VERSUTI, A. C. Educação a distância: problematizando critérios de avaliação e qualidade em cursos on-line. Diferentes abordagens de EAD, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).