Material Manipulável ou Instrumento: O que realmente está sendo utilizado no ensino da Geometria Analítica Plana

  • Daiane de Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Alfenas
  • Aline Costa Ramos Universidade Federal de Alfenas
  • Angela Leite Moreno Universidade Federal de Alfenas
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Ensino Médio, Ensino Básico, Professor de Matemática

Resumo

Uma parte importante da Matemática é a Geometria Analítica Plana, porém esse conteúdo, muitas vezes, é ministrado de forma tradicional, ou seja, nas quais o professor utiliza apenas a lousa e o livro didático, resolvendo repetidamente exercícios cujo foco é a repetição de um algoritmo,  o que gera desinteresse nos alunos. Uma das formas de motivar os mesmos a aprender certos conteúdos matemáticos é utilizando materiais manipuláveis. Sendo assim, este artigo aborda resultados de uma investigação, feita através da aplicação de questionário, a respeito da utilização de materiais manipuláveis no ensino da Geometria Analítica Plana pelos professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas  públicas e privadas da cidade de Poço Fundo-MG e professores participantes do PIBID da cidade de Alfenas-MG. O propósito da investigação foi analisar se os professores utilizam materiais manipuláveis e quais os materiais utilizados por eles. Os resultados encontrados mostram que a maioria dos professores que disseram utilizar materiais manipuláveis para o ensino da Geometria Analítica Plana não conheciam ao menos o significado do mesmo, deixando claro a não utilização desses materiais.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: } Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. V.3.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

DIAS, M. A. Experiências matemáticas no geoplano. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, Anais... 2013, Canoas-RS. Ulbra, 2013.

FIORENTI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Revista Zetetiké, n. 4, 1995.

JESUS, L. O. M.; SOUZA, L. M. Materiais manipuláveis no ensino da trigonometria: investigação a partir da régua trigonométrica. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Anais... 2016, São Paulo-SP. Universidade Cruzeiro do Sul, 2016.

PASSOS, C. L. B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de Matemática. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 9, n. 9-10, p. 1-6, 2005. URL http://www.sbempaulista.org.br/RevEdMatVol9.pdf/.

PASSOS, P. M. C.; SOUSA, J. N. F. Trabalhando conceitos de geometria plana através de dobraduras. Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais.... Salvador, 2010.

REYS, R. Considerations for teaching using manipulative materials. [s.l.]: Aritmétic teacher, 1971.

SILVA, R. S.; LOPES, D. C. V. A construção de conceitos da geometria plana com o uso de materiais concretos e digitais: uma experiência com Tangram. Revemat. Florianópolis, v. 08, n. 1, p. 179-198, 2013.

VIEIRA, C.R. Reinventando a geometria no ensino médio: uma abordagem envolvendo materiais concretos, softwares de geometria dinâmica e a teoria de van Hiele. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2010. 149 p.

Publicado
09-10-2018