A Resolução de Problemas e Sistemas Lineares: um estudo de caso no ensino médio envolvendo um método de escalonamento simplificado

  • Edna Maura Zuffi Professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP de São Carlos

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um estudo de caso para o desenvolvimento do conteúdo de sistemas lineares, através da resolução de problemas, em aulas de Matemática no Ensino Médio. A relevância do caso configurou-se devido aos ganhos de formação da professora e de seus alunos, principalmente no que diz respeito aos aspectos metacognitivos envolvidos no processo. Também se apresenta um método simplificado de escalonamento para a resolução e discussão de sistemas de equações lineares, o qual permite ao professor dar maior ênfase aos processos de aprendizagem, ao invés de focar em técnicas para tais resoluções.

Referências

BOYER, C. B. História da Matemática. Trad. Elza Gomide. 2ª.ed. São Paulo: Edgar Blucher, 2003.

BROUSSEAU, G. Le Contrat Didactique: le milieu. Rechèrches en Didactique des Mathématiques, vol.9, n.3, 1988.

GONZÁLEZ, F.E. Metacognición y tareas intelectualmente exigentes: el caso de la resolución de problemas matemáticos. Zetetiké, CEMPEM-FE/UNICAMP, v.6, n.9, p. 59-87, 1998.

POOLE, D. Álgebra Linear. Trad. Martha Salerno Monteiro (coord.). São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

REIS, M.M.V.; Zuffi, E.M. Estudo de um Caso de Implantação da Metodologia de Resolução de Problemas no Ensino Médio. BOLEMA, Rio Claro (SP), Ano 20. no. 28, p.113-137, 2007.

SHULMAN. L. S. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, [S.l.], v. 57, p. 1-22, 1987.

TOLOTTI, M. Ranks of matrices and the Rouché-Capelli Theorem. Disponível em http://venus.unive.it/~tolotti/RoucheCapelli_GSEM.pdf . Acessado em outubro de 2015.

ZUFFI, E.M.; BARREIRO, A.C.M. e MASCARENHAS, Y.P. Desenvolvimento e avaliação de uma pedagogia universitária participativa no Ensino Médio: atividades com ênfase em matemática, ciências e comunicação. Anais do XI CIAEM (CD-ROM), Blumenau, SC, 13-17/julho/2003.

ZUFFI, E.M., O tema ‘funções’ e a linguagem matemática de professores do Ensino Médio: por uma aprendizagem de significados. 307p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 1999.

ZUFFI, E.M.; ONUCHIC, L. L. R. O Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas e os Processos Cognitivos Superiores. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matemática, FISEM, v. 11, p. 79-97, 2007.

ZUFFI, E.M.; JACOMELLI, C.V. O uso de aspectos sócio-culturais para a motivação da aprendizagem em Matemática no Ensino Fundamental. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação Matemática, Cultura e Diversidade, Salvador – BA, 7 a 9 de Julho de 2010, Comunicação Científica T16_CC1374, (CD-R) 11p.

Publicado
11-06-2018