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Sigmae

e-ISSN: 2317-0840


v. 6 n. 2 (2017) / Matemática Aplicada

A Resolução de Problemas e Sistemas Lineares: um estudo de caso no ensino médio envolvendo um método de escalonamento simplificado

Edna Maura Zuffi

Informações do autor

Edna Maura Zuffi

https://orcid.org/0000-0003-3353-7851
  • edna@icmc.usp.br
  • Professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP de São Carlos
  • Biografia não informada.

Publicado em junho 11, 2018 https://10.29327/2520355.6.2-2

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um estudo de caso para o desenvolvimento do conteúdo de sistemas lineares, através da resolução de problemas, em aulas de Matemática no Ensino Médio. A relevância do caso configurou-se devido aos ganhos de formação da professora e de seus alunos, principalmente no que diz respeito aos aspectos metacognitivos envolvidos no processo. Também se apresenta um método simplificado de escalonamento para a resolução e discussão de sistemas de equações lineares, o qual permite ao professor dar maior ênfase aos processos de aprendizagem, ao invés de focar em técnicas para tais resoluções.

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Informações do artigo

Histórico

  • Recebido: 13/09/2017
  • Publicado: 11/06/2018