A Resolução de Problemas e Sistemas Lineares: um estudo de caso no ensino médio envolvendo um método de escalonamento simplificado

Edna Maura Zuffi

Resumo


Neste artigo, apresenta-se um estudo de caso para o desenvolvimento do conteúdo de sistemas lineares, através da resolução de problemas, em aulas de Matemática no Ensino Médio. A relevância do caso configurou-se devido aos ganhos de formação da professora e de seus alunos, principalmente no que diz respeito aos aspectos metacognitivos envolvidos no processo. Também se apresenta um método simplificado de escalonamento para a resolução e discussão de sistemas de equações lineares, o qual permite ao professor dar maior ênfase aos processos de aprendizagem, ao invés de focar em técnicas para tais resoluções.

Texto completo:

PDF

Referências


BOYER, C. B. História da Matemática. Trad. Elza Gomide. 2ª.ed. São Paulo: Edgar Blucher, 2003.

BROUSSEAU, G. Le Contrat Didactique: le milieu. Rechèrches en Didactique des Mathématiques, vol.9, n.3, 1988.

GONZÁLEZ, F.E. Metacognición y tareas intelectualmente exigentes: el caso de la resolución de problemas matemáticos. Zetetiké, CEMPEM-FE/UNICAMP, v.6, n.9, p. 59-87, 1998.

POOLE, D. Álgebra Linear. Trad. Martha Salerno Monteiro (coord.). São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

REIS, M.M.V.; Zuffi, E.M. Estudo de um Caso de Implantação da Metodologia de Resolução de Problemas no Ensino Médio. BOLEMA, Rio Claro (SP), Ano 20. no. 28, p.113-137, 2007.

SHULMAN. L. S. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, [S.l.], v. 57, p. 1-22, 1987.

TOLOTTI, M. Ranks of matrices and the Rouché-Capelli Theorem. Disponível em http://venus.unive.it/~tolotti/RoucheCapelli_GSEM.pdf . Acessado em outubro de 2015.

ZUFFI, E.M.; BARREIRO, A.C.M. e MASCARENHAS, Y.P. Desenvolvimento e avaliação de uma pedagogia universitária participativa no Ensino Médio: atividades com ênfase em matemática, ciências e comunicação. Anais do XI CIAEM (CD-ROM), Blumenau, SC, 13-17/julho/2003.

ZUFFI, E.M., O tema ‘funções’ e a linguagem matemática de professores do Ensino Médio: por uma aprendizagem de significados. 307p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 1999.

ZUFFI, E.M.; ONUCHIC, L. L. R. O Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas e os Processos Cognitivos Superiores. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matemática, FISEM, v. 11, p. 79-97, 2007.

ZUFFI, E.M.; JACOMELLI, C.V. O uso de aspectos sócio-culturais para a motivação da aprendizagem em Matemática no Ensino Fundamental. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação Matemática, Cultura e Diversidade, Salvador – BA, 7 a 9 de Julho de 2010, Comunicação Científica T16_CC1374, (CD-R) 11p.