Ensino de Geometria Espacial métrica: uma experiência com modelagem

Andrea Cardoso, José Carlos de Souza Junior, Bruna S. C. Franco, Maíra J. R. Oliveira

Resumo


O estudo de geometria permite o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em relação a fatos e questões do cotidiano. Entretanto, os resultados em exames oficiais apontam uma grande defasagem no ensino e aprendizagem, principalmente em geometria espacial. Esta pesquisa está inserida no contexto do ensino e aprendizagem da geometria espacial na educação básica, em particular, à métrica dos sólidos geométricos. O objetivo do trabalho é apresentar uma sequência didática utilizando a modelagem matemática como alternativa metodológica, tendo em vista seu potencial para quebrar a dicotomia existente entre a matemática escolar e a matemática presente nas mais variadas situações do cotidiano. A sequência foi desenvolvida em duas escolas públicas junto a estudantes do ensino médio. Para validar a sequência proposta, a pesquisa foi fundamentada nos princípios da engenharia didática e a análise foi realizada utilizando-se registros em diário de campo, registros das atividades desenvolvidas pelos estudantes e aplicação de questionários e testes diagnósticos. Os resultados obtidos levaram a concluir que houve um avanço por parte dos estudantes na apreensão de conceitos de geometria plana e espacial.

Palavras-chave


Ensino de Geometria, Engenharia Didática, Modelagem Matemática

Referências


ARTIGUE, M. Ing_enierie didactique. In: Brun J. (org.). Didactique des Math_ematiques.

Lausanne-Paris: Delachaux, 1996.

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24, 2001, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2001.

BASSANEZI, R.C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

CHAVES, M. I. A.; SANTO, A. O. E. Modelagem matemática: uma concepção e várias possibilidades. Bolema, Rio Claro, ano 21, n. 30, p. 149 a 161, 2008.

COSTA, M. A.; LIMA, S. R. R. Ensino de Prismas: uma análise a partir do livro didático. 2010. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2010.

FRANCO, B. S. C.; OLIVEIRA, M. J. R. Ensino de geometria espacial métrica: uma experiência com modelagem. 2011. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2011.

LIMA, E. L. Medida e forma em geometria: comprimento, área, volume e semelhança. Rio de Janeiro: SBM, 1991.

MINAS GERAIS. Currículo Básico Comum (CBC). Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Acesso em: 30 out. 2011. Disponível em

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index2.aspx??id_objeto=23967#

PAIS, L. C. Didática da matemática: uma análise da anuência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SANTOS, R. C; BACCARIN, S. A. O. Embalagens. Revista do Professor de Matemática, n. 60, 2006.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .