A revista publica trabalhos em duas seções: artigos e ensaios. Estes devem ser fundamentados em teorias e/ou métodos científicos e podem explorar uma variedade de temas relevantes, como ensino e aprendizagem, políticas educacionais e formação de professores e fundamentos da educação.
Recebemos submissões em fluxo contínuo que estejam contempladas em alguma das seções, destacando que o texto deve ser inédito, ter originalidade, clareza e relevância para a área, além de não conter partes ou o todo com plágio ou autoplágio.
Os autores podem entrar em contato com a equipe editorial para organizar dossiês.
Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Indagações em Educação ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas.
Seções:
1) Artigos
A seção é destinada à publicação de textos resultantes de pesquisas científicas teóricas ou empíricas na área da educação, incluindo estudos de casos, revisões sistemáticas, metanálises e outras formas de sínteses acadêmicas fundamentadas em evidências. Essas produções acadêmicas podem abranger diferentes abordagens metodológicas e têm como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento e das práticas educacionais. Valoriza-se nesta seção análises profundas dos estudos, que investigam situações específicas para fornecer percepções detalhadas sobre fenômenos educacionais, assim como uma análise abrangente e crítica da literatura existente sobre um determinado tema ou questão educacional. Busca-se com esta seção abranger diferentes abordagens metodológicas e contribuir para o avanço do conhecimento e práticas educacionais.
2) Ensaios
A seção destina-se à publicação de textos que exploram questões educacionais de forma reflexiva e provocativa. Os ensaios nesta seção são caracterizados por uma abordagem pessoal e subjetiva, permitindo que os autores expressem suas opiniões, percepções e perspectivas sobre temas relevantes no campo da educação. Busca-se promover o diálogo e o debate intelectual, incentivando a análise crítica e a proposição de novas abordagens, conceitos ou soluções para desafios educacionais. A seção de Ensaio busca promover o pensamento crítico e a discussão aberta, fornecendo uma plataforma para a expressão de diferentes pontos de vista e abordagens no campo da educação.