Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Todos autores estão com os metadados completos, incluindo o ORCID
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. (Qualquer tipo de identificação acarretará na reprovação do artigo para publicação).

Diretrizes para Autores

QUESTÕES ÉTICAS: Todas submissões devem seguir rigorosamente os princípios éticos para publicaçãoes acadêmicas indicadas aqui, incluindo aspectos relacionados com a autoria, plágio, conflito de interesses etc (clique aqui para saber mais)

AUTORIA:
Todos autores deverão ter seus metadados indicados na submissão, destacando (nome completo, email, instituição e ORCID).
Após a submissão, não será permitida inclusão ou exclusão de coautor(es). A identificação do(s) autor(es) deve ser incluída apenas nos metadados. O texto não deve apresentar quaisquer indicações que permitam ao avaliador reconhecer, direta ou indiretamente, a autoria do trabalho.

ACOMPANHAMENTO DA SITUAÇÃO DO ARTIGO:

O processo de avaliação deve ser acompanhado pelos autores pelo sistema da Revista, onde é informado, também, o editor que acompanha a submissão. Para solicitações de secretaria e suporte, o autor deve escrever para: revistaindagacoesemeducacao@gmail.com

NORMAS PARA COLABORAÇÕES:

  1. A Revista Indagações em Educação aceita para publicação trabalhos inéditos, na forma de artigos, ensaios, relatos de experiência, resenhas e dossiês temáticos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de educação, nas linhas editoriais da revista, resultantes de pesquisas, ensaios teóricos e discussões atuais. Excepcionalmente, poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente que sejam relevantes e que tenham circulação restrita no Brasil.
  2. Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês ou espanhol.
  3. Os artigos, ensaios e relatos de experiências devem ter entre 15 a 20 páginas, e as resenhas  devem conter no máximo 5 páginas incluindo as referências bibliográficas, as notas, o título, o resumo, as palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol; e os dados de autoria. Os Resumos  deverão conter entre 150 a 250 palavras, escritos em espaço interlinear simples, em 3 idiomas: português e inglês, obrigatoriamente, e espanhol, francês, italiano ou alemão devem conter introdução, objetivos, metodologia e conclusões;
  4. As orientações para as propostas de dossiê temático estão descritas ao final.
  5. Nas Resenhas é indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos.
  6. A publicação de trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial e de pareceristas ad hoc. A seleção de trabalhos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e às linhas editoriais da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
  7. Os trabalhos submetidos devem ser digitados em um dos programas de edição de texto em formato .doc ou .docx padrão para PC. As orientações para formatação estão especificadas ao final destas Normas.
  8. As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (AUTOR, data) ou (AUTOR, data, p.), como nos exemplos: (SILVA, 1989) ou (SILVA, 1989, p.95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (GARCIA, 1995a), (GARCIA, 1995b) etc.
  9. As Referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Matérias que não contenham as referências bibliográficas ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. Exemplos da aplicação das normas da ABNT encontram-se ao final destas Normas.
  10. As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página.
  11. Todos os artigos, ensaios e relatos de experiência devem conter, ao final, título, indicação de pelo menos três palavras-chave e resumo (em português, inglês e espanhol), que não ultrapassem 1.000 caracteres cada.
  12. Os trabalhos enviados não devem ter qualquer forma de identificação de seus autores, exceto no caso de proposta de dossiê temático. Caso haja quebra do anonimato, os trabalhos serão reprovados.
  13. A identificação dos autores será feita no sistema de submissão de trabalhos na revista. Em trabalhos que tenham mais do que quatro autores, na submissão será necessário justificar, em comentários ao editor, a contribuição de cada autor na construção do trabalho.
  14. O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Indagações em Educação.
  15. A Indagações em Educação aceita Artigos com no máximo 4 autores, devendo, ao menos um deles possuir o título de mestre.

ORIENTAÇÃO PARA PROPOSTAS DE DOSSIÊ TEMÁTICO

  1. A Revista Indagações em Educação aceita propostas de dossiês sobre temáticas em Educação e relacionadas às linhas editoriais da Revista.
  2. O responsável pela proposta de dossiê deve ter ao menos o título de doutor e experiência no tema proposto.
  3. O dossiê estará aberto a submissão de trabalhos na forma de artigos, ensaios e relatos de experiência.
  4. A proposta de dossiê temático deve incluir: a) Tema/título do dossiê; b) Descrição do(s) proponente(s) e da sua experiência no tema; c) Descrição do tema, incluindo justificativa, questões e subtemas.
  5. Os dossiês serão avaliados pela Comissão Editorial, que poderá submeter a proposta para pareceristas ad-hoc.
  6. Os trabalhos submetidos ao dossiê passarão por processo de avaliação por pareceristas ad-hoc.
  7. Para que o dossiê seja aprovado, é necessária aprovação de ao menos cinco dos trabalhos submetidos.

ORIENTAÇÃO PARA A PROPOSTA DE ENTREVISTAS

As entrevistas poderão ser encaminhadas de forma textual.

Para a preparação de entrevistas em formato textual, é necessário considerar os seguintes aspectos:

  • Tamanho: deve ser composta por 4 a 10 questões e o texto deve conter o máximo de 15.000 caracteres com espaço;
  • Idioma: poderão ser encaminhadas nos idiomas português, inglês ou espanhol;
  • Imagem: deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado que deve ser enviada em arquivo anexo (.jpg ou .gif), com boa resolução (acima de 100 KB) e com autorização prévia do entrevistado. Caso seja de interesse deste, pode ser incluída também uma imagem que complemente o conteúdo da entrevista;
  • Dados sobre o entrevistado: breve texto com dados sobre o entrevistado, contendo informação sobre o currículo, incluindo instituição a qual está afiliado, produção científica resumida, formação acadêmica, outros;
  • Lead: as entrevistas deverão estar acompanhadas do lead que consiste em um pequeno texto que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema. O lead deve conter informação que responda às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”.

FORMATAÇÃO DOS TEXTOS (Obrigatório)

  1. Digitar todo o texto na fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha simples, sem fontes ou atributos diferentes para títulos e seções.
  2. Utilizar letras maiúsculas em negrito para o título principal; nos subtítulos das seções negrito e primeira letra maiúscula, seguida de minúsculas.
  3. Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico; assinalar os parágrafos com um único toque de tabulação e dar Enter apenas no final do parágrafo.
  4. Para as citações longas (com 4 linhas ou mais), usar a fonte Times New Roman, tamanho 11, separadas do texto principal com duplo Enter e introduzidas com dois toques de tabulação.

IMAGENS

  1. Todas imagens devem ser inseridas no corpo do texto, com o formato jpg ou png, com legenda abaixo da imagem e citação no corpo do texto;
  2. As imagens devem ter qualidade para leitura na tela e impressão (recomenda-se 600 dpi);

QUADROS E TABELAS

  1. Os quadros e tabelas devem seguir o padrão ABNT, com espaçamento simples e fonte 10.
  2. Os quadros e tabelas devem conter legenda em sua parte superior, com a devida citação ao longo do texto.

ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DAS NORMAS DA ABNT

  1. Livros: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título da obra (em negrito)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS/ESPAÇO/Editora/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO

Exemplo: APPLE, M.W. Educação e poder. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

  1. Artigos: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/(SE HOUVER OUTRO AUTOR, REPETIR ESTA OPERAÇÃO SEPARANDO OS NOMES ATRAVÉS DE PONTO E VÍRGULA)/PONTO/Título do artigo/PONTO/Título do periódico (em negrito)/VÍRGULA/Local (sede de publicação da revista)/DOIS PONTOS/Entidade à qual a revista é vinculada/PONTO E VÍRGULA/Local da publicação/DOIS PONTOS/Editora/VÍRGULA/Volume do periódico (se houver)/VÍRGULA/Número do periódico/VÍRGULA/Páginas correspondentes ao artigo/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO.

Exemplo: ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, v. 11, n. 32, p. 226-237, 2006.

  1. Coletâneas: sobrenome do autor do capítulo (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título do capítulo/PONTO/Escrever “In:”/ Sobrenome do organizador (Maiúscula)/VÍRGULA/Iniciais do nome do organizador (SE HOUVER OUTRO ORGANIZADOR, REPETIR ESTA OPERAÇÃO SEPARANDO OS NOMES ATRAVÉS DE PONTO E VÍRGULA)/ Escrever, quando for o caso, “(Org.)”/PONTO/Título da coletânea (em negrito)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS, ESPAÇO/Nome da editora/PONTO/Nome do tradutor, quando houver/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO.

Exemplo: ROMÃO, J. E. Alfabetizar para libertar. In: GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos A. (Orgs.). Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez, 1994.

  1. Teses: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/ Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título da obra (em negrito)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Data da defesa/PONTO/Número de folhas/PONTO/Grau acadêmico a que se refere/TRAVESSÃO/Instituição onde foi apresentada/VÍRGULA/Local da publicação/PONTO.

Exemplo: BARREIRA, L. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas.

  1. Trabalhos apresentados em congressos: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título do trabalho apresentado/PONTO/Escrever “In:”/nome do evento(Maiúscula)/VÍRGULA/numeração do evento (se houver)/PONTO/VÍRGULA/Data de publicação/VÍRGULA/Local de realização/PONTO/Título do documento/Local de realização/DOIS PONTOS/Editora/VÍRGULA/Período de realização do evento/VÍRGULA/Mês (abreviado)/data de publicação/PONTO/página inicial e final da parte referenciada/PONTO.

Exemplo: MALDONADO FILHO, E. A transformação de valores em preço de produção e o fenômeno da absorção e liberação de capital produtivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 15., 1975, Salvador. Anais… Salvador: ANPEC, 1-4, dez. 1975. p. 157-75.

  1. Trabalhos em meio eletrônico: sobrenome do autor (Maiúscula)/ VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título/ PONTO/Título do Periódico (em negrito)/VÍRGULA/Local da publicação/DOIS PONTOS/Entidade a qual a revista é vinculada/PONTO E VÍRGULA/Editora/VÍRGULA/Volume do periódico/VÍRGULA/Número do periódico/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO/Disponível em/DOIS PONTOS/endereço eletrônico (entre os sinais < >)/PONTO/acesso em/DOIS PONTOS/data da consulta/PONTO.

Exemplo: SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413--24782009000100012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 01 mar. 2011.

 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter um artigo para publicação na Revista Indagações em Educação (IeE), o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:

1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;

2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico;

3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Indagações em Educação ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas;

4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Ao submeter um artigo para a revista, seu email será utilizado para envio de mensagens referentes à sua submissão.