INVESTIGANDO AS TICS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS NO EXTREMO SUL BAIANO A PARTIR DA ANÁLISE DO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS INGLÊS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v13n2.2433Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de Inglês, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação de professor., Análise de currículoResumo
O presente trabalho consiste na análise da atual versão do Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e suas Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que entrou em vigência a partir do ano de 2020 e está ativa até o dia da conclusão do presente trabalho. Tal pesquisa tem como propósito observar e averiguar quais são as medidas presentes no atual currículo, para preparar os futuros docentes de forma crítica, acerca do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto de ensino. Este trabalho de natureza qualitativa consiste na análise da documentação anteriormente mencionada. As análises presentes neste trabalho foram realizadas partindo de alguns segmentos teóricos, cujos quais guiaram o processo de análise, como exemplo, pode-se mencionar o conceito de tecnologias de informação e comunicação e visões acerca do professor formador e o ensino do uso das TICs. É necessário levar em consideração que os componentes ofertados que foram analisados possuem um caráter formador de tom crítico, em que visa o aprendizado de práticas e discussões que auxiliem os alunos a elaborar de forma concisa suas práticas, ao invés de uma abordagem tecnicista, que apenas ensinaria. Por meio dos resultados da nossa análise, foi possível observar que existem componentes curriculares que possuem espaço para a abordagem dos segmentos analisados, seja de forma teórica, prática, lúdica, aprofundada ou superficialmente.
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