INVESTIGANDO AS TICS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS NO EXTREMO SUL BAIANO A PARTIR DA ANÁLISE DO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS INGLÊS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v13n2.2433

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de Inglês, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação de professor., Análise de currículo

Resumo

O presente trabalho consiste na análise da atual versão do Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e suas Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que entrou em vigência a partir do ano de 2020 e está ativa até o dia da conclusão do presente trabalho. Tal pesquisa tem como propósito observar e averiguar quais são as medidas presentes no atual currículo, para preparar os futuros docentes de forma crítica, acerca do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto de ensino. Este trabalho de natureza qualitativa consiste na análise da documentação anteriormente mencionada. As análises presentes neste trabalho foram realizadas partindo de alguns segmentos teóricos, cujos quais guiaram o processo de análise, como exemplo, pode-se mencionar o conceito de tecnologias de informação e comunicação e visões acerca do professor formador e o ensino do uso das TICs. É necessário levar em consideração que os componentes ofertados que foram analisados possuem um caráter formador de tom crítico, em que visa o aprendizado de práticas e discussões que auxiliem os alunos a elaborar de forma concisa suas práticas, ao invés de uma abordagem tecnicista, que apenas ensinaria. Por meio dos resultados da nossa análise, foi possível observar que existem componentes curriculares que possuem espaço para a abordagem dos segmentos analisados, seja de forma teórica, prática, lúdica, aprofundada ou superficialmente.

Biografia do Autor

Igor Mascarenhas

Possui graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2014) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020). Atualmente é doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020) e professor substituto da Universidade do Estado da Bahia no curso de Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise da Conversa Etnometodológica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise da conversa, episteme, e formação de professores.

Caike Domingos Laurentino

Graduado em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - DEDC-X. É membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens - GEICEL, UNEB - Campus X. Atuou no projeto de extensão Level Up An Immersion Experience: Aprendendo Inglês através de atividades lúdicas com jogos, do Colegiado de Letras/Inglês. Foi bolsista no programa de Iniciação Ciêntifica pelo PICIN com o projeto Análise Discursiva das Campanhas dos Bolinhos Pingüinos na UNEBentre os meses de setembro de 2022 e agosto de 2023. Monitor de ensino na disciplina de Estudos Linguísticos II na em 2023.2, tem interesse em estudos étnico-raciais, linguística aplicada e tecnologia aplicada ao ensino de língua inglesa.

Vitor Perusia Pacheco

Graduação em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - DEDC-X.  

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Publicado

10-03-2025

Como Citar

Mascarenhas, I., Domingos Laurentino, C., & Perusia Pacheco, V. (2025). INVESTIGANDO AS TICS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS NO EXTREMO SUL BAIANO A PARTIR DA ANÁLISE DO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS INGLÊS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Revista (Entre Parênteses), 13(2). https://doi.org/10.32988/rep.v13n2.2433

Edição

Seção

Artigos - Ensino