MEMÓRIAS DO CORPO
ESPAÇO E DEFICIÊNCIA EM "ENQUANTO OS DENTES", DE CARLOS EDUARDO PEREIRA
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v13n1.2408Palavras-chave:
espaço, deficiência, corpo, Carlos Eduardo PereiraResumo
Este artigo busca analisar a construção dos espaços no romance Enquanto os dentes, de Carlos Eduardo Pereira, a partir da perspectiva do protagonista cadeirante, Antônio, em seu retorno à casa dos pais. Mobilizada pelas memórias entremeadas aos deslocamentos do personagem, a obra evoca uma leitura crítica do uso da descrição no texto como recurso composicional do espaço, a partir de um cotejo com as ideias de Györg Lukács, bem como do ponto de vista suscitado pelo corpo com deficiência na narrativa, através das discussões empreendidas por Regina Dalcastagnè. O objetivo é entender a função literária do espaço construído por uma visão de mundo não-hegemônica.
Referências
ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ADORNO, Theodor. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2003. pp. 55-63.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BOURDIEU, Pierre. Efeitos de lugar. In: BOURDIEU, Pierre et al. (Orgs.) A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 2008. pp. 159-166.
DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 26, p. 13-71, 2005. Disponível em: periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9077. Acesso em 08 set. 2022.
DALCASTAGNÈ, Regina. Espaços possíveis. In: Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo/Rio de Janeiro: Horizonte/Editora da UERJ, 2012. pp. 109-119.
DIMAS, Antônio. Espaço e romance. São Paulo: Ática, 1994.
LUKÁCS, Gyorgy. Narrar ou descrever: uma discussão sobre naturalismo e formalismo. In: LUKÁCS, Gyorgy. Marxismo e teoria da literatura. São Paulo: Expressão Popular, 2010. pp. 149-185.
PEREIRA, Carlos Eduardo. Enquanto os dentes. Rio de Janeiro: Todavia, 2017.
SANTOS, Luis Alberto Brandão; OLIVEIRA, Silvana Pessôa. Espaço e literatura. In: SANTOS, Luis Alberto Brandão; OLIVEIRA, Silvana Pessôa. Sujeito, tempo e espaço ficcionais: introdução à teoria da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2001. pp. 67-93.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado