Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista (Entre Parênteses) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) recebe trabalhos em fluxo contínuo na área de Estudos Linguísticos e Literários.

Tem como missão a publicação de trabalhos originais e inéditos, que tenham a linguagem em suas mais diferentes manifestações como foco, não havendo restrição no que se refere às áreas de saber com as quais possa estabelecer diálogos. Serão aceitos para publicação textos que se insiram nos estudos linguísticos e literários, nas pesquisas relacionadas ao ensino e formação de professores de línguas e literatura, em trabalhos que discutam as relações entre história, memória e literaturas ou línguas, entre outros.

Objetiva, assim, demonstrar a amplitude dos estudos relacionados à área de Letras e promover a difusão das pesquisas que se desenvolvem na atualidade.

A (Entre Parênteses) tem interesse em publicar artigos, resenhas, ensaios e traduções de doutores, mestres, graduados, mestrandos, doutorandos e discentes de graduação (com a orientação de mestres ou doutores), contribuindo para a divulgação de saberes relacionados à área de Letras.

Serão aceitos artigos científicos, ensaios acadêmicos,  resenhas, relatos de experiência, entrevistas e traduções que estejam na linha editorial e das regras e normas para publicação desta revista.

A editoria da Revista (Entre Parênteses) receberá trabalhos em fluxo contínuo e divulgará chamadas para publicação de dossiês de temas específicos. Prazos serão estipulados para o envio dos trabalhos científicos propostos para os dossiês e, se necessário, poderão ser prorrogados.

O tempo médio do processo editorial (envio dos trabalhos, análise dos pareceristas ad hoc, decisão do editor e publicação) é de até seis meses.

A partir de 2016, passou a ser semestral e a publicar números temáticos e dossiês. A partir de 2018, passou a atribuir Digital Object Identifier (DOI) para dar maior visibilidade aos trabalhos publicados desde a sua criação.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos, inéditos e submetidos com exclusividade, deverão ser enviados e avaliados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). A avaliação se dá pelo sistema de revisão dupla (double blind review)e pela verificação de conflito de interesses. A revista conta com a colaboração de pareceristas externos à UNIFAL-MG e ao Conselho Editorial. O processo de avaliação de trabalhos se dá em duas instâncias:

  1. Na primeira, o trabalho é analisado pelos editores da Revista, que fazem uma avaliação preliminar da pertinência do conteúdo dos trabalhos em relação à política editorial da Revista e à adequação da redação ao gênero proposto e das normas de publicação. Nessa etapa o trabalho pode ser rejeitado ou então encaminhado para avaliação de dois pareceristas ad hoc.
  2. Na segunda instância, o trabalho, sem identificação de autoria, é submetido à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. Havendo divergência entre os dois pareceres, um terceiro é solicitado. O nome dos autores e dos pareceristas é mantido em sigilo, para evitar que as avaliações sofram alguma influência externa.

Os pareceristas são escolhidos de acordo com o tema e objeto tratado no artigo a ser avaliado. Os editores analisam casos de conflito de interesse entre autor e avaliador(es). Dos pareceres emitidos pelos avaliadores, um dos três resultados a seguir será escolhido:

a) Aceito na íntegra;

b) Aceito com modificações;

c) Não aceito.

O resultado da avaliação ad hoc será encaminhado ao/s autor/es.

A REP observa o interstício de, no mínimo 12 (doze) meses, para publicação de trabalhos de um mesmo autor, ainda que em coautoria.

Periodicidade

A Revista (Entre Parênteses) foi publicada anualmente até 2015. A partir de 2016, foi adotada a política de publicação semestral. Publica também edições especiais (dossiês) abordando uma determinada temática ou trabalhos advindos de eventos científicos da Unifal-MG ou de outras instituições, em parceria com a Unifal-MG, na área de Letras.

Periodicidade – Semestral

Primeiro volume:  limite para publicar a edição 31 agosto.

Segundo volume: limite para publicar a edição 30 dezembro.

As datas se referem à publicação do número da revista.

Os trabalhos submetidos serão avaliados em até 06 meses.

Política de Acesso Livre

Oferece acesso livre imediato e gratuito ao seu conteúdo a fim de contribuir para a socialização e democratização do conhecimento científico.

Guia de boas práticas para autores e avaliadores

1. A REP adota política de boas práticas na pesquisa e escrita científica:

a) sugere-se a leitura atenta do Código de Boas Práticas Científicas, da Fapesp, disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf

b) sugere-se também a leitura das recomendações constantes em:

https://publicationethics.org/core-practices

https://publicationethics.org/resources/code-conduct

https://publicationethics.org/files/editable-bean/COPE_Core_Practices_0.pdf

2. A REP utiliza identificadores de plágio. A detecção de plágio implica a rejeição do trabalho.

3. A REP aceita a submissão de trabalhos com até 03 (três) autores e entende que coautoria distingue-se de orientação.

4. A REP observa a Ética em pesquisa com seres humanos.

https://publicationethics.org/files/editable-bean/COPE_Core_Practices_0.pdf

Conflito de interesses e interstício para publicação

1. No ato da submissão, o autor deverá indicar a possível ocorrência de conflito de interesses em "Comentários ao editor";

2. Ao aceitar um trabalho para avaliação, avaliadores e membros do Conselho Consultivo devem declarar a inexistência de conflito de interesse ou, caso haja conflito, devem rejeitar a avaliação;

3. Caso não seja possível a resolução do conflito de interesse, a editoria da REP informará ao autor que o trabalho não poderá ser avaliado e que a submissão foi cancelada.

4. No ato da submissão, o autor, responsável pela submissão, declara que não teve trabalho publicado nos 12 (doze) meses anteriores à data da nova submissão.

Sponsors

Esta revista, idealizada pelo Grupo PET Conexões de Saberes - Letras, recebe apoio das Pró-Reitorias de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e do PET-Programa de Educação Tutorial (SESu/MEC).

Histórico do periódico

A Revista (Entre Parênteses) da Universidade Federal de Alfenas/Câmpus Alfenas surgiu como uma publicação anual e de acesso livre, aberta a pesquisadores do Brasil e do exterior, interessados em questões relativas à área de Estudos Linguísticos e Literários. Conta com publicações semestrais de trabalhos científicos inéditos e resultantes de pesquisa de caráter significativo para as áreas citadas e produzidos por docentes mestres e doutores, além de doutorandos, mestrandos, graduados, discentes de graduação (devidamente orientados por um professor mestre ou doutor) e outros possíveis pesquisadores.

Idealizada no âmbito do Grupo PET Conexões de Saberes -Letras, nasceu, inicialmente, da necessidade de se criar um espaço para a publicação de trabalhos produzidos por discentes do Curso de Letras da Unifal-MG. Com o tempo, porém, discentes e pesquisadores de outras instituições passaram a colaborar com a revista, ampliando, assim, a sua abrangência geográfica. A edição de 2012, sendo inaugural, publicou apenas textos de acadêmicos do Curso de Letras e dos petianos. Em 2013, publicou os artigos apresentados na I Jornada Científica de Letras (29/11 a 01/12/2012) do Curso de Letras da Unifal-MG e trabalhos que foram submetidos diretamente à revista. De 2014 a 2015, manteve a periodicidade anual. A partir de 2016, passou a receber submissões em fluxo contínuo, publicando edições semestrais, números especiais e dossiês sobre temas específicos.

Em 2018, passou a atribuir o DOI, procurando dar maior visibilidade aos trabalhos dos pesquisadores.