DO ABANDONO À DECADÊNCIA: DUZU-QUERENÇA E SUA VIDA DE ABUSOS, VIOLÊNCIA E MISÉRIA

Autores

  • Luciane de Lima Paim
  • Patrini Viero Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v1i6.585

Palavras-chave:

Abandono, Decadência, Violência, Abuso, Mulher.

Resumo

Olhos D’água é um livro de contos, vencedor do prêmio Jabuti, nessa categoria, em 2015, escrito por Conceição Evaristo. Nessa obra, a autora sacramenta, com uma linguagem sutil e poética, a pluralidade da existência humana. Em Olhos D’água, Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem. A obra é composta por um extenso elenco feminino, do qual destacou-se, para este estudo, a personagem Duzu-Querença. O objetivo é analisar como o abandono levou a vida de Duzu à decadência, identificando as diversas dificuldades que ela enfrentou, desde abusos, misérias até violência moral, psicológica e física. Metodologicamente, analisamos excertos da obra, nos quais é mencionado como a vida dessa mulher desenvolveu-se de forma decadente devido ao contexto ao qual foi sujeitada a inserir-se.

Palavras-Chave: Abandono. Decadência. Violência. Abuso. Mulher.

 

Biografia do Autor

Luciane de Lima Paim

Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Santa Maria;

Mestranda em Estudos Literários, com ênfase em Literatura Comparada e Crítica Social, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

Paim, L. de L., & Viero Ferreira, P. (2017). DO ABANDONO À DECADÊNCIA: DUZU-QUERENÇA E SUA VIDA DE ABUSOS, VIOLÊNCIA E MISÉRIA. Revista (Entre Parênteses), 6(1). https://doi.org/10.32988/rep.v1i6.585

Edição

Seção

Dossiê Literatura e Resistência