IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NA UNIFAL-MG
DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS ACADÊMICOS E CULTURAIS EM LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v13n1.2570Palabras clave:
Cursos e Oficinas, Internacionalização, InglêsResumen
O núcleo de idiomas da Universidade Federal de Alfenas, denominado ao longo do artigo NucLi da UNIFAL-MG, tem ofertado há mais de dez anos cursos e oficinas nos idiomas inglês e espanhol, visando o desenvolvimento linguístico da comunidade acadêmica e como uma das ações de internacionalização da instituição. A partir desse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os trabalhos desenvolvidos pelo NucLi da UNIFAL-MG nos últimos dois anos, com base na fundamentação teórica que compreende sobretudo a abordagem comunicativa (Nunan, 2015; Larsen-Freeman & Anderson, 2011) e a concepção de aprendizagem significativa (Ausubel, 1963). Por meio de um questionário aplicado em um dos cursos, é possível verificar a relevância das ações do NucLi para a instituição.
Citas
AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. Oxford: Grune and Stratton, 1963.
CANALE, M. From communicative competence to communicative language pedagogy. In: RICHARDS, J. C.; SCHMIDT, R. W. (Eds.). Language and Communication. Londres: Longman, 1983.
LARSEN-FREEMAN, D & ANDERSON, M. (2011). Techniques and principles in language teaching. 3a edição. Oxford: Oxford University Press, 2011.
NUNAN, D. Teaching English to speakers of other languages: an introduction. New York: Routledge, 2015.
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