A presença do texto em sala de aula: uma análise da Base Nacional Comum Curricular na perspectiva da Linguística Textual

Autores

  • Sammya Santos Araújo Universidade do Porto
  • Lya Oliveira da Silva Souza Parente

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1279

Palavras-chave:

Texto; Linguística de texto; Ensino; BNCC.

Resumo

O presente artigo busca refletir, à luz da Linguística Textual, sobre os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente Língua Portuguesa. Tentamos compreender quais perspectivas este documento normativo sugere para a abordagem do texto no Ensino Fundamental. Metodologicamente, realizamos uma análise exploratório-descritiva das competências e habilidades específicas que demandam a utilização do texto no processo de ensino e aprendizagem. Compreendemos que a BNCC ressalta o texto como seu objeto de estudo a partir das perspectivas enunciativo-discursivas, de modo que relaciona os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem.

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

Santos Araújo, S., & Oliveira da Silva Souza Parente , L. (2021). A presença do texto em sala de aula: uma análise da Base Nacional Comum Curricular na perspectiva da Linguística Textual. Revista (Entre Parênteses), 10(1), e021001. https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1279