O Ensino de português como língua de acolhimento

uma análise de implementação do gênero bula de medicamentos

Autores

  • Élen Ramos Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1235

Palavras-chave:

português como língua estrangeira, gêneros textuais, modelo didático, sequência didática

Resumo

Em busca de melhores condições de vida os indivíduos têm migrado e, para perseverar em um novo país, precisam ter domínio da língua de acolhimento para garantir sua permanência. Em contrapartida, temos a necessidade de oportunizar experiência prática a alunos-professores do curso de Letras Português e Inglês e esses dois contextos se encontram em um projeto de extensão intitulado Português para Estrangeiros. Assim sendo, buscamos com esse trabalho analisar uma implementação do gênero bula de medicamentos no ensino de português como língua de acolhimento. Para tal, apresentamos de um modelo didático do gênero textual bula de medicamentos e analisamos uma sequência didática desenvolvida por alunos-professores nesse projeto de extensão com esse gênero textual. Definimos o gênero textual bula de medicamentos, seu contexto de produção, seus conteúdos temáticos, tipos de discursos, de sequências, mecanismos de textualização e enunciativos, delimitando as dimensões ensináveis desse gênero. Posterior, analisamos a transposição didática dessas dimensões para uma sequência didática. Com este estudo, pretendemos difundir a necessidade de produção e consultas à modelos didáticos e a utilização de gêneros textuais pertinentes ao contexto da língua de acolhimento para garantir a permanência do imigrante.

Biografia do Autor

Élen Ramos, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Possui graduação em Letras com habilitação em Inglês (2014) e mestrado em Letras (2017) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participante dos grupos de pesquisa Gêneros Textuais e Práxis Docente – UNICENTRO e Estudos sobre a Aquisição da Escrita - UEM. Professora colaboradora no curso de Letras Português e Inglês da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí, e coordenadora do projeto de extensão “Português para Estrangeiros” (UNESPAR). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: interacionismo sociodiscursivo, gêneros textuais, sequências didáticas, tiras em quadrinhos, RPG e português como língua de acolhimento. Ainda, atua nas disciplinas de língua inglesa e estágio supervisionado.

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Publicado

24-06-2021

Como Citar

Ramos, Élen. (2021). O Ensino de português como língua de acolhimento: uma análise de implementação do gênero bula de medicamentos. Revista (Entre Parênteses), 10(1), e021008. https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1235