The hours and books in Maria Gabriela Llansol: (re)written from a future memory
(RE)ESCRITAS DE UMA MEMÓRIA FUTURA
Keywords:
writing, rewriting, notebook, book, diaryAbstract
The work of Maria Gabriela Llansol (1931-2008) stands out in Portuguese literature for the luminous uniqueness of her "non-existing reals" but also for an exhaustive work of rewriting her texts - fact that has been worth the qualification of hermetic. Far from an inextricable hermeticism, Llansol’s writing owes much to a hard work of editing and rewriting that is now most evident by the posthumous publication of the Livros de Horas, and which is constantly ignored by criticism. In this sense, this article intends, in the first part, to question and reflect on the place of these books in the general economy of the Llansolian work, relating their apparently diaristic form with the conception of diary in the writing of Llansol, for a second part develop the argument of how act of rewriting is the generator of the intersection between intimate memory and collective memory, using the reflections of Giorgio Agamben, Walter Benjamin and Susan Sontag, as well as the author’s critical fortune.
References
AGAMBEN, G. Ideia de Prosa. Tradução de João Barrento. Lisboa: Cotovia, 1999.
ALFERI, P. Procurar uma frase. Tradução de Maria Teresa Cruz. Lisboa: Vega, 1999.
BARRENTO, J. Llansoliana II: Bibliografia comentada. Colares: Espaço Llansol - Associação de Estudos Llansolianos, 2007.
BARRENTO, J. Entre o murmúrio e o ouvido. Llansol e o diário interminável. Colóquio/Letras, n. 172, pp. 159–171, setembro de 2009.
BARRENTO, J.; SANTOS, M. E. Introdução. As Horas de Llansol. In: LLANSOL, M. G. Uma Data em Cada Mão: Livro das Horas I (Lovaina e Jodoigne, 1972-1977). Lisboa: Assírio e Alvim, 2009, pp. 9-16.
BARRENTO, J.; SANTOS, M. E. Llansoliana: Bibliografia Activa e Passiva (1952-2018). Lisboa: Mariposa Azul, 2018a.
BARRENTO, J.; SANTOS, M. E. Introdução: As horas de Llansol (VI). In: LLANSOL, M. G. (Ed.). Herbais foi de silêncio: Livro das horas VI (Herbais-Mucifal, 1980-1985). Lisboa: Assírio e Alvim, 2018b, pp. 9-19.
BARRENTO, J.; SANTOS, M. E. (Ed.). Introdução. In: LLANSOL, M. G. (Ed.). O sonho é um grande escritor: Livro de horas VII. Lisboa: Assírio e Alvim, 2020.
BARRENTO, J.; SANTOS, M. E. Escrito nas margens. In: LLANSOL, M. G. (Ed.). Escrito nas Margens: Livro de horas VIII. Lisboa: Assírio e Alvim, 2022, pp. 11-21.
BENJAMIN, W. Imagens do Pensamento. Tradução de João Barrento. Lisboa: Assírio e Alvim, 2004.
CARDOSO, M. E. Recensão Causa Amante. Diário de Notícias, 8 de abril de 1984.
COELHO, E. P. Maria Gabriela Llansol: o texto equidistante. In: COELHO, E. P. (Ed.). A mecânica dos fluidos: A noite do mundo. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2012, pp. 425-431.
DUARTE, R. T. A leitura com propriedades líquidas. Colóquio/Letras, n. 202, pp. 203–210, setembro de 2019.
EIRAS, P. Maria Gabriela Llansol: Lisboaleipzig. In: Esquecer Fausto: A fragmentação do sujeito em Raul Brandão, Fernando Pessoa, Herberto Helder e Maria Gabriela Llansol. Porto: Campo das Letras, 2005, pp. 533-677.
FOUCAULT, M. O que é um autor? Tradução de António Fernando Cascais e Eduardo Cordeiro. 3a edição. Lisboa: Vega, 1992.
JOAQUIM, A. Conversação espiritual. In: JOAQUIM, A. Finita. 2a edição. Lisboa: Assírio e Alvim, 2005, pp. 235-242.
LÉVINAS, E. Ética e Infinito. Tradução de João Gama. [S. L.]: Edições 70, 2013.
LLANSOL, M. G. Um falcão no punho: Diário 1. Lisboa: Rolim, 1985.
LLANSOL, M. G. Da sebe ao ser. Lisboa: Rolim, 1988.
LLANSOL, M. G. O Livro das Comunidades. Lisboa: Relógio D’Água, 1999.
LLANSOL, M. G. Onde vais Drama-Poesia? Lisboa: Relógio D’Água, 2000.
LLANSOL, M. G. O Senhor de Herbais: Breves ensaios literários sobre a reprodução estética do mundo, e suas tentações. Lisboa: Relógio D’Água, 2002.
LLANSOL, M. G. Na casa de Julho e Agosto. Lisboa: Relógio D’Água, 2003.
LLANSOL, M. G. Amigo e Amiga: curso de silêncio. Lisboa: Assírio e Alvim, 2006.
LLANSOL, M. G. Uma Data em Cada Mão: - Livro de Horas I (Lovaina e Jodoigne, 1972-1977). Lisboa: Assírio e Alvim, 2009.
LLANSOL, M. G. Um Arco Singular: Livro de Horas II (Jodoigne, 1977-1978). Lisboa: Assírio e Alvim, 2010.
LLANSOL, M. G. Numerosas Linhas: Livro de Horas III (Jodoigne-Herbais, 1979-1980). Lisboa: Assírio e Alvim, 2013.
LLANSOL, M. G. A Palavra Imediata: Livro de Horas IV. Lisboa: Assírio e Alvim, 2014a.
LLANSOL, M. G. Para que o romance não morra. In: LLANSOL, M. G. (org.). Lisboaleipzig: O encontro inesperado do diverso, O ensaio de música. Lisboa: Assírio e Alvim, 2014b, pp. 125-131.
LLANSOL, M. G. O Azul Imperfeito: Livro de Horas V (Pessoa em Llansol, 1976-2006). Lisboa: Assírio e Alvim, 2015.
LLANSOL, M. G. Herbais foi de Silêncio: Livro de Horas VI (Herbais-Mucifal, 1980-1985). Lisboa: Assírio e Alvim, 2018.
LLANSOL, M. G. O sonho é um grande escritor: Livro de Horas VII. Lisboa: Assírio e Alvim, 2020.
LLANSOL, M. G. Escrito nas Margens: Livro de Horas VIII. Lisboa: Assírio e Alvim, 2022.
LLANSOL, M. G. Um Conjunto de Espirais: Livro de Horas IX. Lisboa: Assírio e Alvim, 2023.
SONTAG, S. Ante el dolor de los demás. Tradução de Aurelio Major. Barcelona: Penguin Random House Grupo Editorial, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado