LÍNGUA E LITERATURA: DISPUTAS DISCURSIVAS NOS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Elíria Fugazza Universidade Federal de Alfenas / Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v1n9.1125

Palavras-chave:

relação língua/literatura;, formação docente;, formações discursivas;, campos epistemológicos;, Análise do Discurso;

Resumo

Com base em uma revisão bibliográfica e teórica advinda de estudos em Análise do Discurso (BAKHTIN, 2006; AUTHIER-REVUZ, 2004; MAINGUENEAU, 2013; FOUCAULT, 2014a; SERRANI, 1997) e da teoria dos campos de Bourdieu (1976, 2002), discutimos, neste trabalho, o caráter dialógico e heterogêneo da língua e do discurso, bem como a natureza fragmentada e contraditória dos sujeitos e sentidos. Além disso, almejamos problematizar os movimentos de aproximação e/ou cisão entre as formações discursivas e os campos epistemológicos relacionados aos estudos linguísticos e literários, a partir de Brait (2000) e Fiorin (2008), considerando a história dos processos de separação de ambos os saberes. Concluímos, nesse sentido, apontando tensões e imbricações que correspondem a um movimento simultâneo de reprodução da cisão língua vs. literatura e de diálogo entre esses campos nos contextos de formação docente em língua estrangeira.

Biografia do Autor

Elíria Fugazza, Universidade Federal de Alfenas / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Letras Neolatinas pela UFRJ (2016). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ. Professora Assistente do Instituto de Ciências Humanas e Letras e coordenadora da área de Letras Espanhol do PIBID da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Fugazza, E. (2020). LÍNGUA E LITERATURA: DISPUTAS DISCURSIVAS NOS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE. Revista (Entre Parênteses), 9(1). https://doi.org/10.32988/rep.v1n9.1125

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais e suas Literaturas