“LISPECTADOR”: LA PULSIÓN DE MUERTE COMO PULSIÓN CREATIVA EN UN SOPRO DE VIDA
Palabras clave:
Um Sopro de Vida; Psicoanálisis; Pulsión de muerte; Creación.Resumen
“Pero como hay que escribir, por lo menos no aplastes con palabras los renglones entre renglones”, sentenció Clarice Lispector, cuando le preguntaron por la trama de sus narraciones. En este sentido, este artículo se propone adentrarse en el universo cambiante de la novela Um Sopro de Vida, para analizar la pulsión de muerte como pulsión creadora, a partir del concepto desarrollado por Freud (1996), entre otros enfoques, en la construcción de la novela. En cuanto a los aspectos metodológicos, se optó por la investigación exploratoria-descriptiva y bibliográfica, así como estudios sobre el estilo clariceano y las relaciones epistemológicas entre Literatura, Psicoanálisis y Filosofía de Braga (2020), Iser (1974), Agamben (1991), Schopenhauer (2000), Heidegger (1927), Becker (1973), Ricoeur (2007), entre otros. Como resultado, los registros de imágenes de la muerte evocan múltiples impulsos creativos que la autora usa para redefinir una estética de producción y una estética de recepción.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado