MACHADO DE ASSIS

A LITERATURA ESCOLAR E O USO DE FANFICTIONS COMO ATIVIDADE AVALIATIVA

Autores

  • Rafaela Monticelli UFSC

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v13n2.2384

Palavras-chave:

Machado de Assis, Influência, Juventude atual, Fanfictions, Literatura escolar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral propor uma apresentação e análise de Machado de Assis. Além disso, os objetivos específicos são: a) expor algumas das características mais relevantes de Machado de Assis, para este trabalho; b) a presença das obras de Machado de Assis em HQ’s na escola atual; c) dialogar com o gênero digital fanfictions; d) contextualizar e exemplificar obras feitas por fãs do autor e suas devidas plataformas. A metodologia usada foi a busca de pesquisa baseadas em estudos literários, tendo como recurso utilizado a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), sendo consideradas 5 teses e/ou dissertações como base de aprendizado, que englobam todo o conteúdo Assis. Para a pesquisa, foram procurados os seguintes termos: Machado de Assis; influência; juventude atual; fanfictions e literatura escolar. Segundo a pesquisa, os escritos do autor brasileiro compõem uma grande parte do componente de literatura em escolas, de forma que os estudantes estejam conectados com o autor e suas obras. Conforme as observações dos pesquisadores, várias escolas usam como meio avaliativo a criação de fanfictions nas aulas de língua portuguesa, assim, utilizando as obras machadianas como base para desenvolvê-las e obter conhecimento dos clássicos da literatura brasileira. Por fim, com as informações e estudos adquiridos, o artigo contextualiza aspectos das obras de Machado de Assis e seu uso na literatura escolar, além de usar fanfictions como atividade de interpretação e criação de texto com base no autor brasileiro.

Referências

CONTOS MACHADIANOS. Fanfics: Contos de Machado de Assis, Blogger, 2013. Disponível em: fanficscontosmachadodeassis.blogspot.com. Acesso em: 23/06/2023.

Yukisha, Maia. A dissimulada Capitu. Spirit Fanfiction, 2016. Disponível em: spiritfanfiction.com/historia/a-dissimulada-capitu-17581687/capitulos/17581738. Acesso em: 23/06/2023.

EDUCANDO QUEM? Capitu e a mulher atual: uma análise feita por alunos do 2º médio. Blogspot, 2014. Disponível em: educandoquem.blogspot.com/2014/04/capitu-e-mulher-atual-uma-analise-feita.html. Acesso em: 23/06/2023.

GADELHA, Dariana Paula Silva. A configuração do realismo no Brasil: uma possível reconceituação. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza, 143 p, 2020.

MELO, Uilma Matos dos Santos. Práticas de leitura literária, no ambiente escolar, em face da cultura de convergência. 2017. Dissertação (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SILVA, Ivandra Maria Martins. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Letras, Recife, 185 p, 2005.

SOUTO, Milena de Andrade. O lugar da adaptação na formação de leitores de literatura: o caso de Dom Casmurro adaptado para HQ. Dissertação. Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Letras, Guarulhos, 2021.

Downloads

Publicado

10-03-2025

Como Citar

Monticelli, R. (2025). MACHADO DE ASSIS: A LITERATURA ESCOLAR E O USO DE FANFICTIONS COMO ATIVIDADE AVALIATIVA. Revista (Entre Parênteses), 13(2). https://doi.org/10.32988/rep.v13n2.2384

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários