MACHADO DE ASSIS
A LITERATURA ESCOLAR E O USO DE FANFICTIONS COMO ATIVIDADE AVALIATIVA
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v13n2.2384Palavras-chave:
Machado de Assis, Influência, Juventude atual, Fanfictions, Literatura escolarResumo
O presente artigo tem como objetivo geral propor uma apresentação e análise de Machado de Assis. Além disso, os objetivos específicos são: a) expor algumas das características mais relevantes de Machado de Assis, para este trabalho; b) a presença das obras de Machado de Assis em HQ’s na escola atual; c) dialogar com o gênero digital fanfictions; d) contextualizar e exemplificar obras feitas por fãs do autor e suas devidas plataformas. A metodologia usada foi a busca de pesquisa baseadas em estudos literários, tendo como recurso utilizado a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), sendo consideradas 5 teses e/ou dissertações como base de aprendizado, que englobam todo o conteúdo Assis. Para a pesquisa, foram procurados os seguintes termos: Machado de Assis; influência; juventude atual; fanfictions e literatura escolar. Segundo a pesquisa, os escritos do autor brasileiro compõem uma grande parte do componente de literatura em escolas, de forma que os estudantes estejam conectados com o autor e suas obras. Conforme as observações dos pesquisadores, várias escolas usam como meio avaliativo a criação de fanfictions nas aulas de língua portuguesa, assim, utilizando as obras machadianas como base para desenvolvê-las e obter conhecimento dos clássicos da literatura brasileira. Por fim, com as informações e estudos adquiridos, o artigo contextualiza aspectos das obras de Machado de Assis e seu uso na literatura escolar, além de usar fanfictions como atividade de interpretação e criação de texto com base no autor brasileiro.
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