Rap: a literatura marginal (periférica) como metodologia no ensino da Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1157Palavras-chave:
Literatura Marginal, Música no Ensino, Rap, Metodologia de EnsinoResumo
Uma reflexão sobre os métodos tradicionais de ensino da língua portuguesa é necessária. Para tal, o presente artigo visa trazer o conceito de literatura marginal (periférica) para o contexto escolar, apresentando a música e o gênero musical rap como estratégias para o ensino da língua, uma vez que despertam o interesse dos alunos para as aulas. Por meio de conceitos e contextualizações, este estudo acentua a importância do uso da música no ensino, independente da disciplina, revelando uma estratégia para o uso do rap nas aulas, com um relato de experiência de um projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
Referências
ALVES, Ana Cristina Tannús. Em busca do discurso poético de Aristide Klafke: Marginalia e contracultura. 118p. 2007. Dissertação de Mestrado.
AZEVEDO, L. Estratégias para enfrentar o presente: a performance, o segredo e a memória (literatura contemporânea no Brasil e na Argentina- dos anos 90 aos dias de hoje) Tese de doutorado em Letras: Literatura Comparada: R.J.: UERJ,2004. Inédita.
BOSI, Alfredo. A escrita e os excluídos. In: Literatura e resistência. São Paulo, Companhia das Letras, 2002.
DAYRELL, Juarez. A Música Entra em Cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2005.
Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Versão 1.0- Dezembro 2001. Copyright 2001. Instituto Antônio Houaiss. Produzido e distribuído pela editora Objetiva. Ltda.
FERRÉZ. Capão Pecado. Rio de janeiro, Editora objetiva, 2005.
Fonseca, Ana Silvia Andreu da. Versos violentamente pacíficos: o rap no currículo escolar. Campinas, SP: [s.n.], 2011.
HALL, Stuart. A identidade Cultural na pós-modernidade; tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro, Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1997.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Esses Poetas – uma antologia dos anos 90, (organização), Aeroplano Editora, RJ, 1998.
Legião Urbana. Que País é Esse?. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/46973/>. Acesso em: 06 de abril de 2021.
LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo, Companhia das Letras, 1997.
MATTOSO, Glauco. O que é poesia marginal? 2a ed. Coleção Primeiros Passos. São Paulo, 1981.
NASCIMENTO, Érica Peçanha. “Literatura Marginal”: os escritores de periferia entram em cena. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Universidade de São Paulo, 2006.
NEVES, Lair Aparecida Delphino. Rap na Sala de Aula. In: Rap e Educação, Rap é Educação, Elaine Nunes Andrade (Org.) Selo Negro, 1999.
SOARES, Mei Hua. A Literatura Periférica na Escola. 156 p. 2008. Dissertação de Mestrado.
PELLEGRINI, Tânia. No fio da navalha: literatura e violência no Brasil de hoje. In: Ver e imaginar o outro: alteridade, desigualdade, violência na literatura brasileira contemporânea, Regina Dalcastagnè (Org.) Editora Horizonte, 2008.
Projota. Ela Só Quer Paz. Disponível em <https://www.letras.mus.br/projota/ela-so-quer-paz/>. Acesso em: 06 de abril de 2021.
Wesley Safadão. A Dama e o Vagabundo. Disponível em <https://www.vagalume.com.br/wesley-safadao/a-dama-e-o-vagabundo.html>. Acesso em: 06 de abril de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado