O teatro contemporâneo e a incursão como dramaturgo incipiente: a autorreferência e a construção do texto teatral

Autores

Palavras-chave:

Teatro. Biodrama. Teatro LGBT. Uma cama quebrada.

Resumo

Este trabalho apresenta o processo de escrita/criação da peça Uma cama quebrada, revelando os aspectos do processo criativo, estrutura e os elementos que constituem a formação de um texto teatral. Para tanto, o próprio autor, usando sua jornada na escrita do texto anteriormente referido, vai apontando as problemáticas, expectativas e ajustamentos a que o dramaturgo iniciante está submetido. Soma-se a isso o caráter autorreferencial ou como os estudos literários denominam: autoficção. Lançar-se como dramaturgo e lançar sua corporeidade, bem como suas experiências e angústias tornam-se tarefa ainda mais difícil. O artigo então aponta algumas escolhas para a criação do texto, partindo das teorias sobre o teatro de fronteira de José Sinisterra, referente à transposição do texto ficcional para o dramático, vez que o texto da peça aqui mencionada baseia-se no romance de minha autoria: Urânios. Portanto, sondar o caminho do artista como objeto e como sujeito é uma tarefa delicada e espinhosa, não se trata de apenas relatar um biodrama, mas de ajustar preceitos de uma retórica estruturalista para uma fragmentação.

Biografia do Autor

Roberto Muniz Dias, Universidade Federal do Piauí

Roberto Muniz Dias é Professor, romancista, dramaturgo, mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Formado em Letras Português/Inglês e Direito pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí). Foi premiado, e 2009, pela Fundação Monsenhor Chaves com menção honrosa pela obra Adeus Aleto. Publicou ainda Um Buquê Improvisado, O príncipe, o mocinho ou o herói podem ser gays; Errorragia: contos, crônicas e inseguranças; Urânios; A teia de germano; Uma cama quebrada (teatro); Trilogia do desejo (coletânea de romances) e premiado pela FCP (Fundação cultural do Pará) com o texto teatral As divinas mãos de Adam, como melhor texto teatral de 2015, e o Troféu em Cena 2018 pelo texto teatral A bacia de Proust. Ainda recebeu os prêmios 16º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade de 2016; 3º Prêmio educando para o respeito à diversidade sexual e Prêmio beijo livre direitos humanos 2017, todos na área de Educação. Recentemente, participou como palestrante convidado da 10ª Feira do Livro de Campos de Goytacazes 2018, Rio de Janeiro e da I FLIDS 2019, Festa Literária da Diversidade Sexual em Fortaleza, Ceará.

Referências

DIAS, Roberto. Uma Cama quebrada. São Paulo: Giostri. 2015.
ERIBON, Didier. Reflexões sobre a questão gay. Companhia de Freud. Rio de Janeiro. 2008.
EULÁLIO, Eduardo. http://eduardo-reflexos.blogspot.com.br/2015/12/umacama-quebrada-e-o-texto-que-inaugura.html Acesso em: 15 dez. 2021.
ECO, Humberto. Lector in Fabula. Estudos. 2011
CAMPOS, Flávio de. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica e imaginar, perceber e narrar uma estória. 3.ed. – Rio de janeiro: Zahar, 2011.
OLIVEIRA, Ben. http://www.benoliveira.com/2015/12/resenha-uma-cama-quebrada-roberto-muniz-dias.html Acesso em: 10 maio 2022.
PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origem, tendências, perspectivas. Trad: Nanci Fernandes. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
MOISÉS, Leyla Perrone. Mutações da Literatura no século XXI. 1. ed. São Paulo. Companhia das letras, 2016.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. Martins Fontes. São Paulo. 2013.
SINISTERRA, José. Da literatura ao palco. Dramaturgia de textos narrativos/José Sinisterra: tradução: Antônio Fernando Borges. 1. ed. São Paulo. É Realizações, 2016.

Downloads

Publicado

03-03-2023

Como Citar

Dias , R. M. . (2023). O teatro contemporâneo e a incursão como dramaturgo incipiente: a autorreferência e a construção do texto teatral. Revista (Entre Parênteses), 11(1), e022003. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/2080

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários