VOZES INTERCALADAS ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA ANGOLANAS: TESSITURAS EM MAYOMBE E NOITES DE VIGÍLIA

Autores

  • Derneval Andrade Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Adelino Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v2n8.1012

Palavras-chave:

Literatura, História, Pepetela, Boaventura Cardoso, Angola.

Resumo

Neste trabalho, discutimos as relações entre a Literatura e a História a partir de considerações sobre os romances Mayombe e Noites de Vigília, dos escritores angolanos Pepetela e Boaventura Cardoso, respectivamente.  Amparados em pressupostos teóricos da Crítica Literária e da Nova História Cultural, assumimos o ponto de vista de que as relações entre a Literatura e a História se dão muito além de meras fontes documentais, mas de tessituras em que as vivências, sentimentos e experiências dos escritores e historiadores deixam registradas nas páginas dos romances e nas narrativas historiográficas. Por meio da análise que aqui apresentamos pudemos evidenciar que os autores dessas narrativas conseguem expressar o imaginário histórico-cultural angolano, problematizar conflitos e tensões e, ao mesmo tempo, construir, por meio de uma escrita convocatória, momentos de inquietações, de releituras, sobre fatos da história angolana. Concluímos que a arte literária não é apenas um elemento que enfatiza ilusões, devaneios, mas, sobretudo, transforma-se em um recurso capaz de refletir as ações do homem e suas vivências na sociedade, assim como consegue, ainda, reconfigurar ideias e anseios de uma determinada época.

Biografia do Autor

Derneval Andrade Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA. Professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Adelino Pereira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Letras. Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas do Campus V da UNEB.

Referências

CARDOSO, Boaventura. Noites de Vigília. São Paulo: Terceira Margem, 2012.

CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CHALHOUB, Sidney; PEREIRA, Leonardo Affonso de M. Apresentação. In: ______. (Org.). A história contada capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. p. 7-13.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Trad. Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

ISER, Wolfgang. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: Lima, L. C. Teoria da literatura em suas fontes. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

JAMESON, Fredric. O inconsciente político: a narrativa como ato socialmente simbólico. Trad. São Paulo: Editora Ática, 1992.

KI-ZERBO, Joseph. História geral da África. V.8. São Paulo: Cortez/ UNESCO. 2011.

MACEDO, Tânia. Itinerários da memória na escrita da literatura angolana contemporânea. IN: COSTA, Fernanda Gil & MATA, Inocência. Colonial/Post-Colonial: Writing as Memory in Literature. Lisboa: Colibri, 2012.

MATA, Inocência. Pepetela: A releitura da história entre gestos de reconstrução. In: CHAVES, Rita & MACÊDO, Tania (Org.). Portanto... Pepetela. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

______. Ficção e historia na literatura angolana: o caso de Pepetela. Luanda: Mayamba, 2010.

OJE-ADE, Femi. Cultura africana: do velho e do novo; os anos 90. Disponível em http://www.afroasia.ufba.br/pdf/afroasia_n16_p36.pdf, acessado em 17 de agosto de 2014, às 9h.

OLIVEIRA, Jurema José de. A oralidade nos tempos modernos. In: CHAVES, Rita; MACÊDO, Tania & MATA, Inocência. Boaventura Cardoso a escrita em processo. São Paulo: Alameda, União dos Escritores Angolanos, 2005. p. 185-194.

PEPETELA, Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos. Mayombe. 7. ed. Publicações Dom Quixote.1990.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Contribuição da história e da literatura para a construção do cidadão: A abordagem da identidade nacional. In: LEENHARDT, Jacques & PESAVENTO, Sandra Jatahy (Org.). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 1998. p. 17-40.

______. O Imaginário da cidade: visões literárias do urbano. Porto Alegre: Editora UFRGS, 1999.

ROSÁRIO, Lourenço do. O homem angolano. In: CHAVES, Rita & MACÊDO, Tania (Org.). Portanto... Pepetela. São Paulo: Ateliê, 2009. p. 225-229.

Downloads

Publicado

10-03-2020

Como Citar

Ferreira, D. A., & dos Santos, A. P. (2020). VOZES INTERCALADAS ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA ANGOLANAS: TESSITURAS EM MAYOMBE E NOITES DE VIGÍLIA. Revista (Entre Parênteses), 8(2). https://doi.org/10.32988/rep.v2n8.1012

Edição

Seção

DOSSIÊ DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA, HISTÓRIA E OUTRAS ARTES