DO SAGRADO AO PROFANO: MISTICISMO E EROTISMO EM APARICIONES, DE MARGO GLANTZ

Autores

  • Luan Cardoso Ramos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis)
  • Maria de Fátima Alves de Oliveira Marcari Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v10n2.1515

Palavras-chave:

Literatura hispano-americana; Erotismo; Paródia; Margo Glantz; Apariciones.

Resumo

Resumo: A partir das confluências entre as três histórias narradas na obra Apariciones (1996), da escritora mexicana Margo Glantz, analisamos o tema do erotismo presente nos relatos, que narram os castigos e mortificações de duas monjas que se flagelam para alcançar a ascese mística e, por outro lado, vemos a história de um casal de amantes. Ademais, tecemos considerações sobre o relato metaficcional presente na obra, que apresenta uma narradora-escritora que se desdobra para narrar duas histórias, caracterizando-se como uma voyeur dos rituais eróticos das personagens. Em nossa análise, investigamos como o erotismo sagrado se aproxima do profano, por meio da recriação paródica dos exercícios espirituais de duas monjas e, por outro lado, como o erotismo profano, que caracteriza os encontros amorosos  do casal, se aproxima do erotismo sagrado.  Para tanto, apoiamo-nos nas discussões teóricas de Bataille (1987), Benítez (1985), Franco (1986), Pommier (1987) e Paz (1994).

 

Biografia do Autor

Luan Cardoso Ramos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis)

Possui Mestrado em Letras (2019) e graduação em Letras (2016), todos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis). Atualmente, é Professor de Língua Portuguesa da rede Pública e Particular de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Maria de Fátima Alves de Oliveira Marcari, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Professora Assistente Doutora junto ao Depto de Letras Modernas da Unesp Faculdade de Ciências e Letras de Professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Assis, atuando na Graduação e no Programa de Pósgraduação - Mestrado e Doutorado em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa de autoria feminina, literatura e memória, romance histórico, literatura latino-americana, critica feminista, literatura comparada. 

Referências

BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução: Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&pM, 1987.

BECKER, Udo. Dicionário de símbolos. Tradução: Edwimo Royer. São Paulo:

Paulus, 1999.

BENITEZ, Fernando. Los demonios en el convento. Sexo y religión en la Nueva España. México: Era, 1985.

Bíblia sagrada. Tradução de Monges Beneditinos de Maredsous (Bélgica). São Paulo: Editora Ave Maria, 2002.

CIRLOT, Juan Eduardo. Diccionario de símbolos. Barcelona: Labor, 1992.

EISLER, Riane. Placer sagrado: sexo, mitos y política del cuerpo. Tradução: Elena Olivos. Santiago: Editorial Cuatro Vientos, 1998.

FRANCO, Jean. Las conspiradoras. La representación de la mujer en México. México: FCE / Tierra Firme, 1993.

GLANTZ, Margo. Apariciones. México: Alfaguara, 1996.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução: Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

MANZONI, Celina (org). Margo Glantz: narraciones, ensayos y entrevista.

Margo Glantz y la crítica. Caracas: Ediciones Excultura, 2003.

PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. Tradução: Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994.

POMMIER, Gérard. A exceção feminina: os impasses do gozo. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

RANGEL, Lúcia. El sadomasoquismo: una estructura circular. En-clav, v 4, nº 8, México, jul/dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1870-879X2010000200002.RANGEL Acesso em: 07 nov. 2018.

UBALDI, Pietro. Ascese mística. Tradução: Rubens C. Romanelli, Clóvis Tavares, Jerônimo Monteiro. 5ª ed. Rio de Janeiro: Fraternidade Francisco de Assis, 1993.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

Ramos, L. C., & Marcari, M. de F. A. de O. (2021). DO SAGRADO AO PROFANO: MISTICISMO E EROTISMO EM APARICIONES, DE MARGO GLANTZ. Revista (Entre Parênteses), 10(2), 01–18. https://doi.org/10.32988/rep.v10n2.1515

Edição

Seção

DOSSIÊ LITERATURA DE AUTORIA FEMININA EM LÍNGUA ESPANHOLA EM PERSPECTIVA