Articulação universidade-escola

Possíveis trocas e interações entre agentes da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14387111

Palavras-chave:

Ações universitárias, Educação básica, Gestão escolar, Escola, Universidade

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar as possibilidades de articulação entre escola e universidade, a partir de ações (projetos, produtos e serviços) desenvolvidas por uma universidade, a fim de discutir como podem contribuir mutuamente com a produção e disseminação do conhecimento. Como objetivos específicos, tem-se: i) descrever as ações que a universidade dispõe; e ii) discutir o benefício mútuo que os projetos, produtos e serviços identificados podem gerar. Para tanto, escolheu-se a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) como caso a ser exemplificado. A partir de uma análise documental, foram identificadas, no horizonte temporal de 2022 até junho de 2023, mais de 25 ações disponíveis no sítio eletrônico oficial da instituição, configuradas como ações de extensão, softwares educacionais e serviços, que são voltadas ao ensino básico ou que podem ser aplicadas a este contexto, produzindo uma articulação entre universidade e escola. Ao passo que as ações universitárias podem contribuir para o enfrentamento de alguns desafios escolares, a escola se mostra um lugar em que os alunos do ensino superior podem desenvolver diferentes formas de identificar novos dilemas (sendo eles na área educacional ou não) e propor soluções.

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Publicado

12/11/2024

Como Citar

Souza, V. G. de. (2024). Articulação universidade-escola: Possíveis trocas e interações entre agentes da educação. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 6(2), e622467. https://doi.org/10.5281/zenodo.14387111

Edição

Seção

Seção Temática Especial: Recursos Educacionais Abertos