Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para o caso de artigos científicos, a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Para o caso de artigos de divulgação científica, a contribuição pode ser original, mas é inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato WORD e não traz identificação dos autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O(A) autor(a) fez a verificação de plágio e a revisão linguística do trabalho, bem como elaborou as declarações necessárias.
  • O(s) autor(es) possui(em) ORCID? (cadastro em www.orcid.org)

Diretrizes para Autores

CONTEÚDO

FORMATAÇÃO

O manuscrito encaminhado para a revista deverá obedecer as seguintes especificações técnicas.

A) Todos os trabalhos devem ser enviados pelo sistema de submissão eletrônica. Não serão aceitos materiais encaminhados por correios ou e-mail.

B) Com relação ao tamanho dos trabalhos, os autores deverão atentar-se para as diretrizes específicas de cada gênero textual aceito pela Revista CEI. Tais diretrizes específicas são apresentadas em cada um dos templates. Produções com número diferente de laudas poderão ser aceitos mediante justificativa.

C) Formato de página A4, fonte Times New Roman em tamanho 12 (exceto quando indicado outro padrão), espaço entre linhas simples, parágrafos com adentramento na primeira linha de 1,25 cm, margem 2,5 cm (superior e inferior) e 3 cm cm (esquerda e direita), com espaçamento de 1,5cm, formato doc, docx ou rtf.

D) Todos os trabalhos deverão seguir os seguintes templates:

E) As produções científica deverão obrigatoriamente conter na primeira página: Título (português, inglês e espanhol); Resumo (português, inglês e espanhol) de no máximo 200 palavras escritas em um único parágrafo; e de 3 a 5 palavras-chave (português, inglês e espanhol).

F) O título deve estar centralizado, escrito com fonte Times New Roman de 12 pontos, em negrito, em caixa-alta. Os títulos em inglês e espanhol deverão estar em itálico, quando o texto estiver produzido em português.

G) O resumo deve seguir as normas da ABNT NBR 6028:2003: conter objetivo, método, resultados e conclusões do artigo; compor-se de sequência de frases concisas em parágrafo único.

H) Sugere-se que as palavras-chave não repitam sobremaneira as palavras já presentes no título do trabalho.

I) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada em nota de rodapé na primeira página.

J) Os títulos das seções devem ser numerados em números arábicos, da Introdução à Conclusão, e os subtítulos, caso existam, devem obedecer a hierarquia que segue:

1 SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1 Seção Secundária
1.1.1 Seção Terciária

K) As figuras e tabelas não devem exceder 17,5cm de largura por 23,5cm de comprimento. Fotos devem estar com resolução máxima de 300dpi.

L) Dedicatórias e agradecimentos devem vir após o último parágrafo do texto e antes das referências.

M) Notas explicativas devem aparecer como nota de rodapé, com numeração arábica contínua ao longo do texto.

<Topo>

 

CITAÇÕES

A) As citações devem seguir o sistema autor-data das normas da ABNT NBR 10520/2023. Sugerimos a utilização do sistema MORE para geração automática das citações.

B) As formas básicas de citação são apresentadas e exemplificadas a seguir:

- Autor de citação fora de parênteses: letra inicial maiúscula seguida de minúsculas com ano e página.
Segundo Silva (2022, p. 15), citações acadêmicas devem ser feitas de acordo com normas específicas.

- Autor de citação entre parênteses: apenas letras maiúsculas com ano e página.
Sabe-se que as citações acadêmicas devem ser fetias de acordo com normas específicas (Silva, 2022, p. 15).

- Citação indireta: não usar aspas, mas indicar autor, data e página.
Para Silva (2022, p. 2), há uma relação intrínseca entre norma e cultura em trabalhos acadêmicos.

- Citação direta com menos de três linhas: usar aspas duplas, indicando ainda autor, data e página; usar aspas simples para citação dentro da citação.
As normas acadêmicas "podem auxiliar o processo de circulação do texto em determinados campos sociais, culturais e ideológicos, como o acadêmico-científico" (SILVA, 2022, p. 45).

- Citação direta com mais de três linhas: parágrafo com recuo de 4 cm, fonte tamanho 10, sem itálico e sem aspas, indicando ao final entre parênteses autor, data e página.

- Intervenções em citação direta: reticências entre colchetes para supressões; interpolações, acréscimos ou comentários entre colchetes; ênfase ou destaque em itálico.
Compreende-se neste trabalho que as normas acadêmicas "podem auxiliar o processo de circulação do texto em determinados campos sociais [...], como o acadêmico-científico" (SILVA, 2022, p. 45)

- Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas no mesmo ano: acrescentar letra minúscula, em ordem alfabética, após a data e sem espaço no texto e nas referências.
As normas acadêmicas têm sido investigadas, especialmente em português (SILVA, 2022a, 2022b)

- Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas em anos diferentes: separar ano por vírgula.
Silva (2021, 2022) tratou de questões relacionadas às normas acadêmicas.

- Citação de obra com mais de um autor: separar cada autor por ponto-e-vírgula.
As normas acadêmicas podem ser aplicadas, em alguns casos, por editores automáticos de texto (SILVA; SOUZA, 2022, p.13).

- Citação de obras de diferentes autores: separar por cada obra por ponto-e-vírgula em ordem alfabética.
As normas acadêmicas têm sido tratadas por diferentes estudiosos (SILVA, 2022; SOUZA 2022).

- Citação de uma obra extraída de outra obra: indicar autor e ano da citação, colocar expressão apud e indicar autor, ano e página da obra em que foi feita a citação.
Como havia indicado Silva (2021 apud SOUZA, 2022, p.13), "as normas acadêmicas podem auxiliar o processo de circulação do texto".

C) Para outros casos, aconselha-se consulta direta em ABNT NBR 10520/2023.

D) Sugerimos a leitura e consulta do Manual de normatização de trabalhos acadêmicos da UNIFAL-MG.

<Topo>

 

REFERÊNCIAS

A) As referências devem vir após o último elemento do texto ou após os agradecimentos, quando houver. Devem estar em ordem alfabética sem recuo na segunda linha, com alinhamento justificado e sem saltar linha em branco de uma referência para outra.

B) As referências devem seguir as normas da ABNT NBR 10520/2023. Sugerimos a utilização do sistema MORE para geração automática das referências.

C) As formas básicas de referências são apresentadas e exemplificadas a seguir:

- Livro: autor(es) (com prenomes e sobrenomes abreviados), título (em itálico) e subtítulo (sem itálico), edição, local, editora e data de publicação.
ELIA, S. Preparação à linguística românica. 2. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1979.

- Tese, dissertação ou monografia: autor, título, data, número de páginas, tipo de documento, grau, unidade acadêmica, instituição, cidade e data.
PONTES, E. Sobre o conceito de sujeito. 1984. 349 f. Tese (Concurso de professor titular do Departamento de Linguística e Teoria da Literatura) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 1984.

- Capítulo de livro: autor(es), título do capítulo, expressão In:, referência completa do livro e paginação. Para capítulo de livro do mesmo autor, usar a 5 travessões baixos seguidos de um ponto no lugar do nome do autor. Para organizadores ou coordenadores, emprega-se (org.). ou (coord.), respectivamente.
BITTENCOURT, V. A filologia no Brasil. In: GONÇALVES, G. R.; RAVETTI, G. (orgs.). Lugares críticos: línguas, culturas, literaturas. Belo Horizonte: Orobó/Faculdade de Letras da UFMG, 1998. p. 171-184.

- Artigo em periódico: autor(es), título do artigo, título do periódico, local de publicação, volume ou ano, número, paginação inicial e final, data.
DINIZ, D. C. B. Cartas inéditas de Dom Pedro II a Henri Gorceix: tradução e comentário. Caligrama, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 125-142, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.15.1.125-142

- Matéria de jornal: autor(es) (se houver), título da matéria, título do jornal, local, data, seção, caderno ou parte do jornal e paginação correspondente.
SALLES, W. A língua de Cesária aproxima o Brasil de Cuba e Cabo Verde. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 abr. 2001. Folha Ilustrada, Caderno E, p. 10.

- Trabalho publicado apresentado em evento: autor(es), título do trabalho, expressão In:, nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, etc.), local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada.
MEGALE, H. Matéria de Bretanha: da França ao ocidente da Península Ibérica. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ROMÂNICOS, 2, 1994, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas/Faculdade de Letras/Universidade Federal de Minas Gerais, 1995. p. 11-21.

- Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico (bases de dados, sites, programas, mensagens eletrônicas, etc.): autor(es), título do serviço ou produto, versão (se houver) e descrição física do meio eletrônico.
HOUAISS, A. et al. Dicionário eletrônico houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 1 CD-ROM.

- Caso alguma das obras referenciadas esteja disponível on-line, deve-se necessariamente indicar seus dados: endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso ao documento (dia, mês abreviado e ano completo, separados apenas por espaço), precedida da expressão Acesso em:.
DINIZ, D. C. B. Cartas inéditas de Dom Pedro II a Henri Gorceix: tradução e comentário. Caligrama, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 125-142, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/155/109>. Acesso em: 31 out. 2014.

D) Para outros casos, aconselha-se consulta direta em ABNT NBR 10520/2023. 

E) Sugerimos a leitura e consulta do Manual de normatização de trabalhos acadêmicos da UNIFAL-MG.

<Topo>

DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO

Para que o texto submetido à Revista CEI, será necessário submeter como documento suplementar a Declaração de ausência de plágio, assinado e preenchido por todos os autores da submissão. O template está disponível aqui.

<Topo>

Política de Privacidade

Os nomes e endereços eletrônicos informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.