Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para o caso de artigos científicos, a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Para o caso de artigos de divulgação científica, a contribuição pode ser original, mas é inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato WORD e não traz identificação dos autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O(A) autor(a) fez a revisão linguística do trabalho, bem como elaborou a declaração de ausência de plágio.
  • O(s) autor(es) possui(em) ORCID? (cadastro em www.orcid.org)

Diretrizes para Autores

CONTEÚDO

FORMATAÇÃO

O manuscrito encaminhado para a revista deverá obedecer as seguintes especificações técnicas.

A) Todos os trabalhos devem ser enviados pelo sistema de submissão eletrônica. Não serão aceitos materiais encaminhados por correios ou e-mail.

B) Com relação ao tamanho dos trabalhos, os autores deverão atentar-se para as diretrizes específicas de cada gênero textual aceito pela Revista CEI. Tais diretrizes específicas são apresentadas em cada um dos templates. Produções com número diferente de laudas poderão ser aceitos mediante justificativa.

C) Formato de página A4, fonte Times New Roman em tamanho 12 (exceto quando indicado outro padrão), espaço entre linhas simples, parágrafos com adentramento na primeira linha de 1,25 cm, margem 2,5 cm (superior e inferior) e 3 cm cm (esquerda e direita), com espaçamento de 1,5cm, formato doc, docx ou rtf.

D) Todos os trabalhos deverão seguir os seguintes templates:

  • Artigos Científicos [Tamanho entre 6.000 e 8.000 palavras, apresentando com contribuições científicas inéditas]
  • Artigos de Divulgação científica [Tamanho entre 1.000 e 2.000 palavras, seguindo as diretrizes do Manual de redação de Divulgação científica
  • Ensaios acadêmicos [Tamanho entre 1.000 e 2.000 palavras, seguindo as diretrizes presentes no tamplate desse gênero]
  • Relatos de experiência [Tamanho entre 6.000 e 8.000 palavras, apresentando o registro das experiências vivenciadas, derivadas de pesquisas, atividades de ensino, de projetos de extensão universitária, dentre outras.]
  • Resenhas [Tamanho entre 1.000 e 2.000 palavras, apresentando a resenha do livro completo (físico ou digital) que tenha sido publicado nos últimos cinco anos]

E) As produções científicas deverão obrigatoriamente conter na primeira página: Título (português, inglês e espanhol); Resumo (português, inglês e espanhol) de no máximo 200 palavras escritas em um único parágrafo; e de 3 a 5 palavras-chave (português, inglês e espanhol).

F) O título deve estar centralizado, escrito com fonte Times New Roman de 12 pontos, em negrito, em caixa-alta. Os títulos em inglês e espanhol deverão estar em itálico, quando o texto estiver produzido em português.

G) O resumo deve seguir as normas da ABNT NBR 6028:2003: conter objetivo, método, resultados e conclusões do artigo; compor-se de sequência de frases concisas em parágrafo único.

H) Sugere-se que as palavras-chave não repitam sobremaneira as palavras já presentes no título do trabalho.

I) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada em nota de rodapé na primeira página.

J) Os títulos das seções devem ser numerados em números arábicos, da Introdução à Conclusão, e os subtítulos, caso existam, devem obedecer a hierarquia que segue:

1 SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1 Seção Secundária
1.1.1 Seção Terciária

K) As figuras e tabelas não devem exceder 17,5cm de largura por 23,5cm de comprimento. Fotos devem estar com resolução máxima de 300dpi.

L) Dedicatórias e agradecimentos devem vir após o último parágrafo do texto e antes das referências.

M) Notas explicativas devem aparecer como nota de rodapé, com numeração arábica contínua ao longo do texto.

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CITAÇÕES

A) As citações devem seguir o sistema autor-data das normas da ABNT NBR 10520/2023. 

B) Aconselha-se a leitura e consulta do Manual de normalização de trabalhos acadêmicos da UNIFAL-MG.

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REFERÊNCIAS

A) As referências devem vir após o último elemento do texto ou após os agradecimentos, quando houver. Devem estar em ordem alfabética sem recuo na segunda linha, com alinhamento justificado e sem saltar linha em branco de uma referência para outra.

B) As referências devem seguir as normas da ABNT NBR 10520/2023. 

C) Sugerimos a leitura e consulta do Manual de normalização de trabalhos acadêmicos da UNIFAL-MG.

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DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO

Para que o texto submetido à Revista CEI, será necessário submeter como documento suplementar a Declaração de ausência de plágio, assinado e preenchido por todos os autores da submissão.

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços eletrônicos informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.