Sobre a Revista
Menu
- Foco e escopo
- Processo de avaliação por pares
- Periodicidade
- Política de acesso livre
- Política de Ética
- Idiomas
Foco e escopo
A Revista CEI é um periódico criado para servir de canal de comunicação e divulgação das pesquisas interdisciplinares, nas (sub)áreas de Administração e Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Interdisciplinar em Ciências Exatas e Interdisciplinar em Ciências Humanas.
- Ano de criação do periódico: 2014
- ISSN: 2359-6252
Processo de avaliação por pares
- Inicialmente, os editores da revista fazem a análise dos manuscritos com o intuito de verificar sua aderência ao Foco e Escopo da Revista (desk review);
- Na sequência, os artigos que atenderem ao Foco e Escopo da Revista, serão submetidos para dois avaliadores que, preferencialmente, façam parte do Conselho Científico da Revista;
- Caso não exista, no corpo do Conselho Científico da Revista, membros aptos para fazer a avaliação, a Revista contará com avaliadores ad hoc escolhidos de acordo com a sua produção científica na área do artigo;
- O processo de avaliação será feito de forma anônima (Masked Peer Review) e para a publicação é necessário que, pelo menos, dois avaliadores aprovem o texto (pares Duplo-Cego);
- Após o processo de análise, será tomada uma das três decisões: I. Aprovado: o trabalho é programado para ser publicado; II. Aprovado com ressalvas: o trabalho é encaminhado aos(às) autores(as) para realização de ajustes ou reformulações e posterior envio de nova versão para avaliação final, podendo ser, então, aprovado ou não aprovado; e III. Não Aprovado: não há possibilidade de publicação do trabalho.
- Os trabalhos aprovados seguem para diagramação e editoração. Quando todas as informações estiverem confirmadas, o trabalho estará apto para a publicação.
- A descrição detalhada dos procedimentos de tramitação e avaliação pode ser consultada aqui.
- A Revista CEI tem a missão de promover a divulgação de pesquisas científicas relevantes e de alta qualidade e, para tanto, tem um guia de orientações aos pareceristas com a explicitação dos critérios de avaliação dos artigos.
Periodicidade
A partir de 2024, as publicações da Revista CEI serão de fluxo contínuo, organizadas em três números, e cada número poderá compreender todos os gênero aceitos pela Revista: Artigos Científicos, Artigos de Divulgação Científica, Ensaios, Resenhas, Relatos de Experiências e Entrevistas.
Política Editorial
A Revista CEI é uma publicação criada editada pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha.
O periódico tem o objetivo de publicar trabalhos científicos inéditos e trabalhos de divulgação científica que abordam temas relevantes nas áreas de “Ciências Sociais Aplicadas”, “Humanidades” e “Letras, Linguística e Artes”. As (sub)áreas de escopo da Revista CEI são:
- Administração e Administração Pública;
- Ciências Atuariais;
- Ciências Contábeis;
- Ciências Econômicas;
- Interdisciplinar/Exatas; e
- Interdisciplinar/Humanas e Letras-Linguística-Artes.
A missão da Revista CEI é difundir e promover o conhecimento e pesquisa científica das áreas anteriormente delimitadas, com estudos e trabalhos baseados em abordagens críticas, inovadoras, de cunho teórico, teórico-empírico, metodológico ou de divulgação.
A Revista CEI segue a política de acesso livre e aberto, com seus artigos sendo disponibilizados, na íntegra, de forma gratuita. A Revista é editada em fluxo contínuo (rolling pass), sendo o artigo publicado após ter sido avaliado e aprovado.
Para conhecer mais da nossa Política Editorial, acesse o Regimento da Revista CEI, aprovado em reunião pelo Conselho Editorial. Nele apresentamos (i) diretrizes de atuação dos editores, membros dos Conselhos Consultivo e Científico, (ii) definição dos objetivos do periódico e seu público-alvo, (iii) instruções específicas a autores, dentre outros pontos.
Política de Ética
A Revista CEI reitera o compromisso com o cumprimento das questões éticas relacionadas aos artigos publicados, bem como aos processos de avaliação e publicação.
As decisões e os procedimentos éticos adotados pela revista são baseados nos seguintes documentos:
a) Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com Seres Humanos);
b) Resolução CNS Nº 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);
c) Diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de sua Comissão de Integridade na Atividade Científica.
Idiomas
O corpo do texto dos trabalhos submetidos à Revista CEI poderá ser redigido em Português, Inglês ou Espanhol.
As Submissões realizadas em Inglês ou Espanhol deverão apresentar versões do texto em Português.
Todas as submissões, independentemente do gênero textual, deverão apresentar Resumo, Abstract e Resumen, acompanhados de três (03) a cinco (05) palavras-chave.