WHAT’S NEW? – O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA ALIADO À PEDAGOGIA DE PROJETOS PARA O ENSINO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA
Palavras-chave:
Língua Inglesa, Pedagogia de Projetos, Notícia.Resumo
Sabe-se que o ensino de uma segunda língua (L2) é um assunto ainda largamente discutido, dadas a grande quantidade de metodologias e abordagens no ensino de idiomas. Aqui no Brasil nos baseamos muito nas teorias de ensino de L2 norte-americanas, porém já existem diversos estudiosos nacionais que se dedicam a esse campo, como Casarin (2008/09), Montrezor e Silva (2009), Robinson e Santos (2001) e Schlatter (2009), utilizados neste artigo e que versam sobre a realidade brasileira de aprendizagem de um novo idioma, no caso, o inglês. As tarefas aqui apresentadas tiveram como objetivo desenvolver a competência linguística dos alunos nas quatro habilidades da língua – leitura, escrita, fala e escuta –, além de ler, interpretar e escrever textos do gênero notícia e aprimorar o olhar crítico sobre fatos cotidianos que, algumas vezes passam despercebidos, mas que podem ter grande impacto social na vida dos alunos. A metodologia escolhida foi a de Pedagogia de Projetos de Prado (2003), que dá mais autonomia ao aluno. Considera-se que os resultados, ao final da prática, foram satisfatórios porque percebeu-se que os alunos utilizaram com maior destreza as estruturas linguísticas da Língua Inglesa em suas notícias, bem como na fala em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.