WHAT’S NEW? – O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA ALIADO À PEDAGOGIA DE PROJETOS PARA O ENSINO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA

Autores/as

  • Jean Michel Valandro Universidade do Vale do Taquari - Univates

Palabras clave:

Língua Inglesa, Pedagogia de Projetos, Notícia.

Resumen

Sabe-se que o ensino de uma segunda língua (L2) é um assunto ainda largamente discutido, dadas a grande quantidade de metodologias e abordagens no ensino de idiomas. Aqui no Brasil nos baseamos muito nas teorias de ensino de L2 norte-americanas, porém já existem diversos estudiosos nacionais que se dedicam a esse campo, como Casarin (2008/09), Montrezor e Silva (2009), Robinson e Santos (2001) e Schlatter (2009), utilizados neste artigo e que versam sobre a realidade brasileira de aprendizagem de um novo idioma, no caso, o inglês. As tarefas aqui apresentadas tiveram como objetivo desenvolver a competência linguística dos alunos nas quatro habilidades da língua – leitura, escrita, fala e escuta –, além de ler, interpretar e escrever textos do gênero notícia e aprimorar o olhar crítico sobre fatos cotidianos que, algumas vezes passam despercebidos, mas que podem ter grande impacto social na vida dos alunos. A metodologia escolhida foi a de Pedagogia de Projetos de Prado (2003), que dá mais autonomia ao aluno. Considera-se que os resultados, ao final da prática, foram satisfatórios porque percebeu-se que os alunos utilizaram com maior destreza as estruturas linguísticas da Língua Inglesa em suas notícias, bem como na fala em sala de aula.

Publicado

22-12-2020

Cómo citar

VALANDRO, Jean Michel. WHAT’S NEW? – O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA ALIADO À PEDAGOGIA DE PROJETOS PARA O ENSINO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA. Trem de Letras, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e019001, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/714. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - Estudos linguísticos