A análise linguística em foco nos Planos de Estudos Tutorados de Minas Gerais: uma abordagem à luz da Base Nacional Comum Curricular e um desafio para a formação de professores

Autores

  • Luiz Fernando de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais - POSLIN
  • Mariana Nunes Moreira UFMG

Palavras-chave:

Tutored Study Plans. Linguistic analysis. Curricular National Common Base. Item. Remote education.

Resumo

O Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP, Resolução nº 4310/2020) instituiu em Minas Gerais, como recurso do ensino remoto, instrumentos pedagógicos denominados Planos de Estudos Tutorados (Minas Gerais, 2020). Neste artigo, visa-se realizar uma análise desses materiais referentes ao Ensino Médio Regular do componente Língua Portuguesa tendo, como base, o mapeamento das habilidades relacionadas às práticas análise linguística (Geraldi, 1999; Antunes, 2003, 2014; Mendonça, 2006; Suassuna, 2012; Bezerra; Reinaldo, 2013) na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Este estudo, de natureza qualitativa (Bradley, 1993), tem como foco os itens (gênero discursivo do contexto avaliativo escolar, cf. Lima, 2019) desses recursos didáticos relacionados ao eixo dessas práticas. Os resultados apontam para um descompasso entre a base e os Planos de Estudo Tutorados, que, embora inspirados no documento oficial, não desenvolvem satisfatoriamente as habilidades relacionadas à análise linguística. À luz da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (Brasil, 2019), essa constatação leva à necessidade de uma melhor formação dos professores que utilizam esses instrumentos no desenvolvimento de metodologias para abordagem desse eixo no ensino de língua materna.

Biografia do Autor

Luiz Fernando de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais - POSLIN

É doutorando em Linguística Teórica e Descritiva (POSLIN/UFMG, atual) com mestrado na área da Variação e Mudança Linguística (POSLIN/UFMG, 2020). Possui especialização em Gramática da Língua Portuguesa (CEGRAE/UFMG, 2016) e graduação em Letras em Português Licenciatura (FALE/UFMG, 2010). Atualmente é professor da rede pública e particular em Belo Horizonte-MG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, ministrando aulas de Gramática, Produção de Texto e Literatura. Apresenta produção científica na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Linguística Histórica e Linguística Aplicada.

Mariana Nunes Moreira , UFMG

É graduada em Letras em Italiano/Português Licenciatura (FALE/UFMG, 2011) e possui especialização em Gramática da Língua Portuguesa (CEGRAE/UFMG, 2016). Estudou por 6 meses na University Of Bologna, em Bologna na Itália, por meio de um programa de bolsas da DRI/UFMG. Atualmente é professora da Escola Municipal Jardim Vitória e do Coleguium Rede de Ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, ministrando aulas de Gramática e Produção de Texto. Apresenta produção científica na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada ao ensino.

 

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2006.

ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando o pó das ideias simples. São Paulo: Parábola, 2014.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 10 maio 2019.

BAGNO, M. Gramática, pra que te quero?: os conhecimentos linguísticos nos livros didáticos de português. Curitiba: Aymará, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1953]. p. 261-306.

BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: afinal a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.

BRADLEY, Jana. Methodological issues and practices in qualitative research. Library Quarterly, v. 63, n. 4, p. 431-449, Oct. 1993.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, BNCC. Brasília, 2018.

GERALDI, J. W. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática: 2007. p. 59-79.

HALADYNA, T. M. Developing and validating multiple-choice test items. 3. ed. Nova Iorque: ROUtledge, 2004.

HOFFMANN, L. (1988). Do texto especializado ao gênero textual especializado. In: FINATTO, M. J. e ZILIO, L. Textos e termos por Lothar Hoffmann: um convite para o estudo das linguagens técnico-científicas. Porto Alegre: Fapergs, 2015. p. 107-122.

LIMA, B. A. F. A linguagem do item avaliativo: do gênero ao léxico. Muitas vozes, v. 8, p. 116-131, 2019.

LISKA, G. R. O estudo do léxico na sala de aula [manuscrito]: investigação do ensino dos processos semânticos de formação de palavras sob a perspectiva da Semântica de Contextos e Cenários. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

MENDONÇA, M. Análise linguística no Ensino Médio: um novo olhar, um novo objeto. In: BUZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola.

MOREIRA, M. N. A revisão de texto no ensino de gramática da Língua Portuguesa: uma metodologia possível. Monografia (Especialização em Gramática) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

PILATI, E. Linguística, Gramática e aprendizagem ativa. 2.ed. Campinas: Pontes Editora, 2017.

RUMEU, M. C. B.; CARVALHO, L. F. O imperativo em livros didáticos de língua portuguesa: a distância entre pesquisa e ensino. Matraga, v. 25, n. 44, p. 391-409, 2018.

SUASSUNA, L. Ensino de análise linguística: situando a discussão. In: SILVA, A.; PESSOA, A. C.; LIMA, A. (Orgs.). Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. p. 11-28.

Downloads

Publicado

08-09-2022

Como Citar

CARVALHO , Luiz Fernando de; MOREIRA , Mariana Nunes. A análise linguística em foco nos Planos de Estudos Tutorados de Minas Gerais: uma abordagem à luz da Base Nacional Comum Curricular e um desafio para a formação de professores . Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022004, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1673. Acesso em: 28 mar. 2024.