ARQUITETOS URBANOS: ÍTALO CALVINO, MARCO POLO E A CONSTRUÇÃO DAS CIDADES MARAVILHOSAS
Palabras clave:
As Cidades Invisíveis, O Livro das Maravilhas, Estudo Comparado.Resumen
Ítalo Calvino, escritor italiano, é autor de obras que mesclam realidade e ficção cuja composição, muitas vezes, tende para uma literatura pós-moderna. Exemplo dessa tendência é o romance As cidades Invisíveis.Além da tessitura de uma geografia simbólica, cujo centro é o complexo urbano, Calvino, apoiado nos ideais de clássico, recorre ao berço de sua literatura nacional subjugando tempo, espaço, personagens e narradores de O Livro das Maravilhas de Marco Polo. Essa atitude mostra paralelismos e perpendicularismos que convergem para a questão do narrador. Pretende-se analisar as obras observando a problemática do narrador e contrastando as circunstâncias de criação de ambas.Descargas
Publicado
21-11-2012
Cómo citar
FARIA, Gleiton; NUNES, Aparecida Maria. ARQUITETOS URBANOS: ÍTALO CALVINO, MARCO POLO E A CONSTRUÇÃO DAS CIDADES MARAVILHOSAS. Trem de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 99–107, 2012. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/67. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos - Estudos Literários
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.