PERFIS INUSITADOS DOS ENTREVISTADOS DE CLARICE LISPECTOR PARA FATOS & FOTOS/GENTE
Palavras-chave:
Literatura e jornalismo, Clarice Lispector, Gênero entrevista.Resumo
Clarice Lispector trabalhou como entrevistadora para a Bloch Editores em duas publicações: Manchete e Fatos & Fotos / Gente. Sua “técnica” era justamente a de subvertê-la, tendo como principais características instaurar e manter o “diálogo caloroso” com seus entrevistados. Dessa forma, Lispector conseguia que seus interlocutores se expusessem de forma inusitada. O objetivo deste estudo, portanto, é analisar as entrevistas que a ficcionista realizou para a Fatos & Fotos, por ser o último trabalho da escritora na imprensa antes de seu falecimento, apresentando aspectos que denotam a linguagem dessa “Clarice entrevistadora” em sua passagem pela imprensa.Downloads
Publicado
21-11-2012
Como Citar
SILVA, Paulo Felipe Costa e; NUNES, Aparecida Maria. PERFIS INUSITADOS DOS ENTREVISTADOS DE CLARICE LISPECTOR PARA FATOS & FOTOS/GENTE. Trem de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 163–173, 2012. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/79. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos - Estudos Literários
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.