A ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: PRODUÇÃO OU REPRODUÇÃO?
Resumen
O livro didático é um dos grandes protagonistas da sala de aula. Sabe-se que muitos professores o utilizam quase como uma bíblia, sem modificar e nem contestar o que ali se apresenta. Uma das atividades que compõe esse material são as propostas de expressão escrita. O presente artigo analisa quatro propostas de expressão escrita presentes nos livros didáticos de língua espanhola para os anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014, considerando aspectos como as condições de produção dos textos, a escrita como processo e as características do gênero proposto. Para realizar este estudo efetuou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento da habilidade de produção escrita, a concepção sociointeracionista da linguagem e as propostas de produção escrita nos livros didáticos de espanhol, tomando como análise os manuais didáticos Cercanía (ALBA, CHAVES, COIMBRA, 2012) e Formación en Español: Lengua y Cultura (GABARDO, MATA, VILLALBA, 2012).
Palavras-chave: Livro didático; Propostas de expressão escrita; Língua espanhola.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.