Ideologias e crenças linguísticas na BNCC de Língua Portuguesa: perspectivas para a formação e o ensino

Autores

  • Daniele Francisca Martins Nascimento Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

BNCC. Ideologia. Crenças linguísticas. Língua materna.

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa qualitativa e interpretativa acerca de ideologias e crenças linguísticas expressas, explícita ou implicitamente, na BNCC de Língua Portuguesa, Ensino Fundamental, anos finais. Consideramos a BNCC um documento oficial composto de enunciados, unidades da comunicação discursiva, inscritos em contexto, tempo e espaço, reflexo da sociedade em que se situa. Assim, ideologias, crenças e conhecimentos, relações sociais e identidades sociais influenciam as escolhas textuais/gramaticais em textos. A partir disso, realizou-se uma análise discursiva dos enunciados norma-padrão, norma culta e variedades (linguísticas, da língua etc.). A fundamentação teórica de tal análise considera a definição de enunciado (Bakhtin, 2011), ideologias (Dijk, 2009; Fairclough, 2001), crenças linguísticas (Madeira, 2005; Silva; Baronas, 2019), norma-padrão, norma culta, variedades linguísticas (Bortoni-Ricardo, 2004; Faraco, 2008; Bagno, 2007; Cyranka, 2016; Coelho; Görski; Souza; May, 2018). Como resultados, demonstramos a supervalorização do enunciado norma-padrão, principalmente quando passamos à análise das habilidades determinadas, em detrimento do enunciado variedades linguísticas mencionadas na teorização do componente de linguagem e língua portuguesa. Tais resultados apontam às ideologias e crenças linguísticas acerca da língua portuguesa, que influenciam sobremaneira no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Daniele Francisca Martins Nascimento, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Letras pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte (2011). Especialista em Revisão de Textos da PUC-Minas (2017). Atualmente, é mestranda em Letras: Estudos da Linguagem, linha de pesquisa 3: Linguística Aplicada: interfaces entre práticas e teoria, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde desenvolve a pesquisa "Crenças linguísticas e letramentos nas aulas de língua materna". Cursa a Especialização em Gramática e Ensino: Tradição Gramatical e Abordagens Contemporâneas (CEGRAE) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Analista de Avaliação, Revisora de Textos, na Editora e Distribuidora Educacional S/A, onde revisa e elabora textos acadêmico-institucionais para instituições de Ensino Superior, com ênfase em processos de autoavaliação. Experiência com revisão de textos institucionais, literários, jornalísticos, acadêmicos, jurídicos, entre outros.

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Publicado

27-09-2022

Como Citar

NASCIMENTO , Daniele Francisca Martins. Ideologias e crenças linguísticas na BNCC de Língua Portuguesa: perspectivas para a formação e o ensino . Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022012, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1861. Acesso em: 16 abr. 2024.