Un fantasma y dos obras: las estrategias narrativas en O Beijo da Mulher Aranha y O Fantasma de Luis Buñuel

Autores/as

  • Cleiton Rocha Vicentin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Wellington Ricardo Fioruci Wellington Ricardo Fioruci

Palabras clave:

O Beijo da Mulher Aranha. O Fantasma de Luis Buñuel. Narrativa contemporánea latino-americana. Dictadura cívico-militar.

Resumen

El presente artículo pretende hacer un análisis comparativo entre las obras O Beijo da Mulher Aranha (1976), del escritor argentino Manuel Puig, y O Fantasma de Luis Buñuel (2004), de la novelista brasileña Maria José Silveira, focando en sus estrategias narrativas. Ambientando sus tramas en períodos dictatoriales, tales novelas demuestran las posibilidades del lenguaje ficcional en producir lecturas críticas a partir del tiempo histórico, en la medida en que explotan la memoria de esos períodos por diferentes perspectivas. Así, echando mano ya sea de puntos de vista discursivos diferentes, ya sea de lenguajes y códigos sígnicos diversos a los de la literatura, ambas novelas crean narrativas plurales, multisignificativas. En ese sentido, se buscó verificar de qué forma las dos obras construyen sus estrategias narrativas y cómo se dan las aproximaciones y diferencias entre ellas. Para ello, este estudio estuvo orientado bajo las consideraciones teóricas que la canadiense Linda Hutcheon elabora en su obra Poética do Pós Modernismo (1991), en la tipología del narrador propuesta por Norman Friedman en su ensayo “O Ponto de Vista Na Ficção” (1967), cuyos conceptos fueron revisitados por la estudiosa Ligia Chiappini Moraes Leite en la obra O Foco Narrativo (ou A polêmica em torno da ilusão), publicada en 1985. Para la contextualización histórica del período dictatorial brasileño, este artículo recurrió, sobre todo, a los estudios de Carlos Fico (2013), y, para el contexto argentino, de Juan Ferreira Fiorini (2018) y de Pilar Calveiro (2008), entre otros que complementan dichas análisis. Llevando en cuenta la relevancia de las obras para la literatura contemporánea, este estudio permite ampliar la fortuna crítica sobre los autores y sus dichas novelas.

Biografía del autor/a

Cleiton Rocha Vicentin , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Letras Português e suas Literaturas (2006) e em Arte Educação (2016) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-Unicentro. Especialista em Literatura e Contemporaneidade (2009) e em Perspectivas Decoloniais e Educação (2019), pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-Unicentro. Mestrando em Letras pela UTFPR-PB. Possui experiência como professor na rede estadual e privada de ensino, no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Wellington Ricardo Fioruci , Wellington Ricardo Fioruci

Possui doutorado (2007) em Letras pela UNESP-Assis na área de Literatura Comparada. Concluiu estágio de pós-doutoramento na UFRGS (2015), com projeto sobre Literatura e Cinema. É professor de literatura no curso de Letras e participa do Programa de Pós-graduação em Letras da UTFPR câmpus Pato Branco, atuando na linha de estudos Literatura, Sociedade e Interartes. Faz parte do Grupo de Pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas da UNESP, câmpus de Assis, e do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) da Universidade do Minho (Portugal). É líder do Grupo de Pesquisa GELCON da UTFPR câmpus Pato Branco. Organizou os volumes Vestígios de memória: diálogos entre literatura e história (2012) e Correspondências: literatura e cinema (2015), ambos pela editora CRV, Confluências transatlânticas: narrativa contemporânea ibérica e ibero-americana (2021), pela editora Mercado de Letras, e Literaturas em comparação: estudos da tradução e interartes (2021), pela Pontes editores.

Citas

AMÍCOLA, José. Manuel Puig y la narración infinita. In: DRUCAROFF, Elsa (Org.). Historia de la literatura argentina. La narración gana la partida. Vol. 11. Buenos Aires: Emecé, 2000, p. 295-319.

BARREIRA, Marcelo. Um desafio à Tolerância e à Laicidade do Estado Democrático De direito: O Contexto Religioso do Golpe de 2016 no Brasil. IN:GALVÃO, Ana Carolina; ZAIDAN, Junia Claudia Santana de Mattos; SALGUEIRO, Wilberth (Orgs.). Foi golpe! O Brasil de 2016 em análise. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.

CALVEIRO, Pilar. Poder y desaparición: los campos de concentración en Argentina. Buenos Aires: Co¬lihue, 2008.

CANDIDO, Antonio. Literatura de Dois Gumes. In: . A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989, p. 163-180.

CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.

CORBATTA. J. Mito personal y mitos colectivos en las novelas de Manuel Puig. Madrid: Orígenes, 1988.

FICO, Carlos. Violência, trauma e frustração no Brasil e na Argentina: o papel do historiador. Topoi, Rio de Janeiro. 2013, vol.14, n.27, pp.239-261. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/topoi/v14n27/1518-3319-topoi-14-27-00239.pdf>. Acesso em 07 de março de 2021.

FIORINI. Juan Ferreira. Lágrimas e canções: o bolero e o cinema Cabaretero mexicano em O beijo da mulher aranha, de Manuel Puig. In: Revista Língua & literatura,v.20, nº36. p. 264-275. 2018. Disponível em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3105/2749. Acesso em: 06 mar. 2021.

FRIEDMAN, N. (2002). O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP, (53), p. 166-182. Disponível em https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33195. Acesso em: 06 mar 2021.

HUTCHEON, Linda. A poética do pós-modernismo. Tradução Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

JUNIOR, Arnaldo Franco. “Operadores de Leitura da Narrativa”. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (orgs.). Teoria da literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. revista e ampliada. Maringá: Eduem, 2009.

KOHAN, Martín. Mapa tentativo de una contemporaneidad. In: JITRIK, Noé; MONTELEONE, Jorge. (Org.) Historia crítica de la literatura argentina. Una literatura en aflicción. Vol. 12. Buenos Aires: Emecé, 2018, p. 173-216.

LEITE, L. C. M. O Foco Narrativo. São Paulo: Ática, 1985.

MONTELEONE, Jorge. Introducción. In: JITRIK, Noé; MONTELEONE, Jorge. (Org.) Historia crítica de la literatura argentina. Una literatura en aflicción. Vol. 12. Buenos Aires: Emecé, 2018, p. 07-14.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Sobre as origens e motivações do Ato Institucional 5. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 38, nº 79, 2018, pp. 195-216. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472018v38n79-10. Acesso em: 25 jun. 2021.

PUIG, Manuel. O beijo da mulher aranha. Trad. Gloria Rodriguez. São Paulo: Círculo do Livro, 1981.

RÉGIO, José. Fado. 3. Ed. Lisboa: Portugália Editora,1969.

REIS, Daniel Aarão. Ditadura, anistia e reconciliação. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.23, n.45, p.171-186, jan./jun.2010. Disponível em https://www.scielo.br/j/eh/a/gCspSTyRTXfzXMb6mzXND3D/abstract/?lang=pt# Acesso em: 23 jun. 2021.

SILVEIRA, Maria José. O fantasma de Luís Buñuel. São Paulo: Francis, 2004.

TURCHI, Maria Zaira, & SILVA, Vera M. T. (2007). O Fantasma de Luís Buñuel, de Maria José Silveira: da repressão política aos dramas existenciais de uma geração. Letras De Hoje. Porto Alegre, vol.42, n.4, p.49-76. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/4113. Acesso em: 23 jun. 2021.

Publicado

30-12-2021

Cómo citar

VICENTIN , Cleiton Rocha; FIORUCI , Wellington Ricardo. Un fantasma y dos obras: las estrategias narrativas en O Beijo da Mulher Aranha y O Fantasma de Luis Buñuel. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e021003, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1833. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - Estudos Literários