A phantom and two works: narrative strategies in O Beijo da Mulher Aranha and O Fantasma de Luis Buñuel

Authors

  • Cleiton Rocha Vicentin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Wellington Ricardo Fioruci Wellington Ricardo Fioruci

Keywords:

O Beijo da Mulher Aranha. O Fantasma de Luis Buñuel. Latin-American narrative. Dictatorship.

Abstract

This article intends to make a comparative analysis between the books O Beijo da Mulher Aranha (1976), by the Argentinian writer Manuel Puig, and O Fantasma de Luis Buñuel (2006), by the Brazilian novelist Maria José Silveira, focusing on their narrative strategies. Setting their plots in dictatorial periods, these novels demonstrate the possibilities of fictional languages to produce critical readings about historical times, as they explore the memory of these periods from different perspectives. Thus, using either different discursive points of view or languages and signal codes different from those of literature, both novels create plural, multi-meaning narratives. In this sense, we sought to verify how the two books build their narratives strategies and how the approaches and differences between them occur. Therefore, this study was based on theoretical considerations that the Canadian Linda Hutcheon makes in her book Poetics of Post-Modernism (1991), and in the narrator’s typology proposed by Norman Friedman in his essay “The Point of view in fiction” (1967), whose concepts were revisited by the scholar Ligia Chiappini Moraes Leite in the book O Foco Narrativo (ou A polêmica em torno da ilusão), published in 1985. For the historical contextualization of the Brazilian dictatorial government, we have used, above all, the studies of Carlos Fico (2013), and, for the Argentinian context, of Juan Ferreira Fiorini (2018) and Pilar Calveiro (2008), among others that complement such analysis. Considering the relevance of these books on contemporary literature, this study enables to enlarge the critical reception of the authors and their works. 

Author Biographies

Cleiton Rocha Vicentin , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Letras Português e suas Literaturas (2006) e em Arte Educação (2016) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-Unicentro. Especialista em Literatura e Contemporaneidade (2009) e em Perspectivas Decoloniais e Educação (2019), pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-Unicentro. Mestrando em Letras pela UTFPR-PB. Possui experiência como professor na rede estadual e privada de ensino, no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Wellington Ricardo Fioruci , Wellington Ricardo Fioruci

Possui doutorado (2007) em Letras pela UNESP-Assis na área de Literatura Comparada. Concluiu estágio de pós-doutoramento na UFRGS (2015), com projeto sobre Literatura e Cinema. É professor de literatura no curso de Letras e participa do Programa de Pós-graduação em Letras da UTFPR câmpus Pato Branco, atuando na linha de estudos Literatura, Sociedade e Interartes. Faz parte do Grupo de Pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas da UNESP, câmpus de Assis, e do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) da Universidade do Minho (Portugal). É líder do Grupo de Pesquisa GELCON da UTFPR câmpus Pato Branco. Organizou os volumes Vestígios de memória: diálogos entre literatura e história (2012) e Correspondências: literatura e cinema (2015), ambos pela editora CRV, Confluências transatlânticas: narrativa contemporânea ibérica e ibero-americana (2021), pela editora Mercado de Letras, e Literaturas em comparação: estudos da tradução e interartes (2021), pela Pontes editores.

References

AMÍCOLA, José. Manuel Puig y la narración infinita. In: DRUCAROFF, Elsa (Org.). Historia de la literatura argentina. La narración gana la partida. Vol. 11. Buenos Aires: Emecé, 2000, p. 295-319.

BARREIRA, Marcelo. Um desafio à Tolerância e à Laicidade do Estado Democrático De direito: O Contexto Religioso do Golpe de 2016 no Brasil. IN:GALVÃO, Ana Carolina; ZAIDAN, Junia Claudia Santana de Mattos; SALGUEIRO, Wilberth (Orgs.). Foi golpe! O Brasil de 2016 em análise. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.

CALVEIRO, Pilar. Poder y desaparición: los campos de concentración en Argentina. Buenos Aires: Co¬lihue, 2008.

CANDIDO, Antonio. Literatura de Dois Gumes. In: . A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989, p. 163-180.

CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.

CORBATTA. J. Mito personal y mitos colectivos en las novelas de Manuel Puig. Madrid: Orígenes, 1988.

FICO, Carlos. Violência, trauma e frustração no Brasil e na Argentina: o papel do historiador. Topoi, Rio de Janeiro. 2013, vol.14, n.27, pp.239-261. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/topoi/v14n27/1518-3319-topoi-14-27-00239.pdf>. Acesso em 07 de março de 2021.

FIORINI. Juan Ferreira. Lágrimas e canções: o bolero e o cinema Cabaretero mexicano em O beijo da mulher aranha, de Manuel Puig. In: Revista Língua & literatura,v.20, nº36. p. 264-275. 2018. Disponível em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3105/2749. Acesso em: 06 mar. 2021.

FRIEDMAN, N. (2002). O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP, (53), p. 166-182. Disponível em https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33195. Acesso em: 06 mar 2021.

HUTCHEON, Linda. A poética do pós-modernismo. Tradução Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

JUNIOR, Arnaldo Franco. “Operadores de Leitura da Narrativa”. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (orgs.). Teoria da literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. revista e ampliada. Maringá: Eduem, 2009.

KOHAN, Martín. Mapa tentativo de una contemporaneidad. In: JITRIK, Noé; MONTELEONE, Jorge. (Org.) Historia crítica de la literatura argentina. Una literatura en aflicción. Vol. 12. Buenos Aires: Emecé, 2018, p. 173-216.

LEITE, L. C. M. O Foco Narrativo. São Paulo: Ática, 1985.

MONTELEONE, Jorge. Introducción. In: JITRIK, Noé; MONTELEONE, Jorge. (Org.) Historia crítica de la literatura argentina. Una literatura en aflicción. Vol. 12. Buenos Aires: Emecé, 2018, p. 07-14.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Sobre as origens e motivações do Ato Institucional 5. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 38, nº 79, 2018, pp. 195-216. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472018v38n79-10. Acesso em: 25 jun. 2021.

PUIG, Manuel. O beijo da mulher aranha. Trad. Gloria Rodriguez. São Paulo: Círculo do Livro, 1981.

RÉGIO, José. Fado. 3. Ed. Lisboa: Portugália Editora,1969.

REIS, Daniel Aarão. Ditadura, anistia e reconciliação. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.23, n.45, p.171-186, jan./jun.2010. Disponível em https://www.scielo.br/j/eh/a/gCspSTyRTXfzXMb6mzXND3D/abstract/?lang=pt# Acesso em: 23 jun. 2021.

SILVEIRA, Maria José. O fantasma de Luís Buñuel. São Paulo: Francis, 2004.

TURCHI, Maria Zaira, & SILVA, Vera M. T. (2007). O Fantasma de Luís Buñuel, de Maria José Silveira: da repressão política aos dramas existenciais de uma geração. Letras De Hoje. Porto Alegre, vol.42, n.4, p.49-76. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/4113. Acesso em: 23 jun. 2021.

Published

30-12-2021

How to Cite

VICENTIN , Cleiton Rocha; FIORUCI , Wellington Ricardo. A phantom and two works: narrative strategies in O Beijo da Mulher Aranha and O Fantasma de Luis Buñuel. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e021003, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1833. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos - Estudos Literários