Concepciones de la Literacia Digital en un Curso de Formación de Profesores

Autores/as

  • Aline Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Dalilla Limeira da Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Débora Hissa Universidade Estadual do Ceará

Palabras clave:

Formación del profesorado. G Suite for Education. Literacia digital.

Resumen

Teniendo en cuenta el aumento de la oferta de formación para los profesores sobre las tecnologías educativas en el contexto de la educación a distancia, en este trabajo, nos propusimos analizar las concepciones de la literacia digital para la enseñanza, específicamente en el curso Literacia Digital y Tecnología Educativa ofrecido por la alcadía de Sobral-CE en colaboración con la Universidad Federal de Ceará (UFC). En este artículo, analizamos cuatro clases sobre el tema G Suite for Education, que hace hincapié en los recursos Google Classroom, Drive, Spreadsheets, Docs, Presentations, Meet y Sites.  Para realizar el análisis, nos basamos en las categorías de literacia digital como técnica, aplicación, participación y convergencia cultural (HISSA, 2021). Con los datos obtenidos en esta investigación, identificamos que el curso de formación del profesorado se centra en la instrumentalización técnica de los alumnos, en detrimento de concepciones más inclusivas de la literacia digital, lo que puede llevar a una mayor exigencia del profesional de la educación en cuanto a la adquisición de conocimientos tecnológicos y el uso de recursos digitales.

Biografía del autor/a

Aline Almeida , Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), especialista em Ensino de Língua Portuguesa (Espelp) e graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na educação de surdos, especificamente no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, em uma escola bilíngue (Libras/Português) do município de Fortaleza-CE. Participa do grupo de pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (LENT/UECE). Pesquisadora das áreas: Educação de Surdos; Bilinguismo (Libras/Português); Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos.

Dalilla Limeira da Costa , Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa na modalidade licenciatura pela UECE. Tem interesse em pesquisas que versam Letramentos, Multiletramentos e Letramentos Digitais no âmbito da Linguística Aplicada.

Débora Hissa , Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e da Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (Espelp) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Editora da Revista Linguagem em Foco. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia (Lent). Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará com especialização em Ensino de Língua Portuguesa e pós-Graduação em Didática e Metodologia do Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidad de Valéncia-España. Áreas de interesse: Linguagem e Tecnologia, Multiletramentos, Letramento Digital, Escrita colaborativa, Produção de Material Didático Digital (MDD), Construção da autoria, Educação a Distância.

Citas

ARAÚJO, N. Curadoria digital: o importante papel do professor como curador de Recursos Educacionais Digitais. In: FINARDI, K. et al. Transitando e transpondo n(a) linguística aplicada. Campinas: Pontes, 2019.

BELSHAW, D. A.J. What is ‘digital literacy’?: a pragmatic investigation. tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Durham University, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. 3ª versão do parecer: Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2019/124721-texto-referencia-formacao-de-professores/file>. Acesso em: 27 jul. 2021.

BUZATO, M. E. K. Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 25, p. 01-38, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/kgCZ89jPSGTy85Z9ncL5m9c/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021.

BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/download/37703285/BUZATO_letramentos_digitais_e_formacao_de_professores.pdf. Acesso em: 02 ago. 2021.

CANI, J. B. Proficiência digital de professores: competências necessárias para ensinar no século XXI. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 2, p. 402-428, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17110. Acesso em: 08 dez 2021.

COSTA, R. A. Letramento digital na BNCC: um estudo das competências e habilidades no componente de Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=100778. Acesso em: 08 dez. de 2021.

CURADORIA Digital na educação. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo. (1 h 47 min 43 s). Publicado pelo canal EaD UCS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YGTP_9lTBKU. Acesso em 30 jun. 2021.

DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 58, p. 624-644, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24187. Acesso em: 08 dez 2021.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo, Parábola Editora, 2016.

EDUCAMÍDIA. Guia da Educação Midiática. Disponível em: https://educamidia.org.br/guia. Acesso em: 30 jun. 2021.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

G SUITE for education: conhecendo um mundo novo de possibilidades - Google Classroom. [S. l.: s. n.], 2020a. 1 vídeo. (2 h 45 min 25 s). Publicado pelo canal Seduc Sobral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AtlxkL8Nn2M&list=PLBCN1hcqee2zE0QP-tdx06uAipOXucl7l&index=5. Acesso em: 18 jun. 2021.

G SUITE for Education: conhecendo um mundo novo de possibilidades – Google Drive. [S. l.: s. n.], 2020b. 1 vídeo. (3 h 11 min 27 s). Publicado pelo canal Seduc Sobral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jTp9xrNm4Xo&list=PLBCN1hcqee2zE0QP-tdx06uAipOXucl7l&index=11. Acesso em: 04 ago. 2021.

G SUITE for Education: Google meet para aulas ao vivo, Google Sites e Planilhas. [S. l.: s. n.], 2020c. 1 vídeo. (3 h 20 min 59 s). Publicado pelo canal Seduc Sobral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dJcKRvCuXeY&list=PLBCN1hcqee2zE0QP-tdx06uAipOXucl7l&index=15. Acesso em: 04 ago. 2021.

GETEDU. GetEdu: compartilhando experiências. Disponível em: https://www.youtube.com/c/Getedubrasil/videos. Acesso em: 18 jun. 2021.

GILSTER, P. Digital literacy. New York: John Wiley & Sons, 1997.

GOOGLE Docs, Planilhas e Apresentações para aulas e projetos educacionais. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo. (3 h 13 min 20 s). Publicado pelo canal Seduc Sobral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3z0dIUtbZEs&list=PLBCN1hcqee2zE0QP-tdx06uAipOXucl7l&index=12. Acesso em: 04 ago. 2021.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Parceria entre Seduc e Google permite acesso de estudantes e professores a ferramentas educacionais online. 2020. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/04/02/parceria-entre-seduc-e-google-permite-acesso-de-estudantes-e-professores-a-ferramentas-educacionais-online/. Acesso em 20 jul. 2021.

GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuro Sociais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 101–145, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578. Acesso em: 08 dez. 2021.

HISSA, D. L. A. O Letramento Digital e a docência. Olhares & Trilhas, v. 23, n. 2, p. 484-503, 2021. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60099. Acesso em: 02 ago. 2021.

HISSA, D. L. A.; COSTA, D. L. Letramento autônomo e ideológico na BNCC: uma reflexão crítica. Macabéa-Revista Eletrônica do Netlli, v. 10, n. 5, p. 436-458, 2021. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/3358. Acesso em: 08 dez. 2021.

HISSA, D. L. A.; SILVA, A. P. N.; VALENTIM, D. L. Letramento digital na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: uma análise do componente de Língua Portuguesa da área de linguagens e suas tecnologias. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 11, n. 2, p. 32-53, ago./dez. 2019. Disponível em: http://www.revlet.com.br/artigos/523.pdf. Acesso em: 08 dez. 2021.

HISSA, D. L. A.; SOUSA, N. O; COSTA, R. A. Letramento Digital e linguística aplicada: interfaces possíveis. In: LIMA, H. V.; PITA, J. R.; SOARES, M. E. (Orgs.) Linguística aplicada: os conceitos que todos precisam conhecer, v. 2, São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. cap. 2, p. 25-51. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/linguistica-aplicada2. Acesso em: 08 dez. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Divulgados dados sobre o impacto da pandemia na educação. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao. Acesso em: 21 jul. 2021.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. A new literacy sampler. New York: Peter Lang Publishing Inc., 2007.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Editora 34, 1993.

LÉVY, P. Cibercultura. Editora 34, 1999.

LÉVY, P. O que é o virtual? Editora 34, 1999.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia. Disponível em: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14183/informacoes. Acesso em: 30 jun. 2021.

MONTE MÓR, W. Linguagem digital e interpretação: perspectivas epistemológicas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 46(1): 31-44, Jan./Jun. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132007000100004&script=sci_arttext. Acesso em: 08 dez. 2021.

NOVA ESCOLA. Mão na massa: como trabalhar com HQs, vlogs, podcasts e outros gêneros digitais. Disponível em: https://cursos.novaescola.org.br/curso/11393/mao-na-massa-como-trabalhar-com-h-qs-vlogs-podcasts-e-outros-generos-digitais/resumo. Acesso em: 30 jun. 2021.

PIEDADE, J.; PEDRO, N. Tecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, n. 2, p. 109-133, 2014. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/26594. Acesso em: 08 dez 2021.

PINHEIRO, P. A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois: Algumas (re) considerações. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, p. 11-19, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5555. Acesso em: 08 dez. 2021.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon. MCB University Press, v.9, n.5, 2001. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/10748120110424843/full/html. Acesso em: 02 ago. 2021.

RIBEIRO, A. E. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, v. 8, n. 1, p. 15-38, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Ana-Elisa-Ribeiro-2/publication/322706076_LETRAMENTO_DIGITAL_UM_TEMA_EM_GENEROS_EFEMEROS/links/60956d80a6fdccaebd15c0a9/LETRAMENTO-DIGITAL-UM-TEMA-EM-GENEROS-EFEMEROS.pdf. Acesso em: 08 dez. 2021.

ROJO. R. Letramentos digitais: a leitura como réplica ativa. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 46, n. 1, p. 63-78, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132007000100006&script=sci_arttext. Acesso em: 08 dez 2021.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SOBRAL. Educação que Faz a Diferença: Sobral é reconhecido com o selo “Rede de Excelência”. 2020. Disponível em: http://educacao.sobral.ce.gov.br/noticias/principais/educacao-que-faz-a-diferenca-sobral-e-reconhecido-com-o-selo-rede-de-excelencia. Acesso em: 27 jul. 2021.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. Tradução de Marcos Bagno.

TRINDADE, S. D.; FERREIRA, A. G. Competências digitais docentes: o DigCompEdu CheckIn como processo de evolução da literacia para a fluência digital. Icono14, v. 18, n. 2, p. 162-187, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7591109. Acesso em: 08 dez 2021.

Publicado

30-12-2021

Cómo citar

ALMEIDA , Aline; LIMEIRA DA COSTA , Dalilla; HISSA , Débora. Concepciones de la Literacia Digital en un Curso de Formación de Profesores. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021003, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1775. Acesso em: 22 nov. 2024.