Conceptions of Digital Literacy in a Teacher Training Course
Keywords:
Teacher training. G Suite for Education. Digital literacy.Abstract
Considering the increase in the offer of training for teachers on educational technologies in the context of remote education, in this paper, we aimed to analyze the conceptions of digital literacy for teaching, specifically in the course Digital Literacy and Educational Technology offered by the city hall of Sobral-CE in partnership with the Federal University of Ceará (UFC). In this article, we analyze four classes on the G Suite for Education theme, which emphasizes the Google Classroom, Drive, Spreadsheets, Docs, Presentations, Meet and Sites resources. To conduct the analysis, we drew on the categories of digital literacy as technique, application, participation, and cultural convergence (HISSA, 2021). With the data obtained in this investigation, we identified that the teacher education course focuses on the technical instrumentalization of students, to the detriment of more inclusive conceptions of digital literacy, which may lead to more demands for the education professional regarding the acquisition of technological knowledge and the use of digital resources.
References
ARAÚJO, N. Curadoria digital: o importante papel do professor como curador de Recursos Educacionais Digitais. In: FINARDI, K. et al. Transitando e transpondo n(a) linguística aplicada. Campinas: Pontes, 2019.
BELSHAW, D. A.J. What is ‘digital literacy’?: a pragmatic investigation. tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Durham University, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. 3ª versão do parecer: Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2019/124721-texto-referencia-formacao-de-professores/file>. Acesso em: 27 jul. 2021.
BUZATO, M. E. K. Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 25, p. 01-38, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/kgCZ89jPSGTy85Z9ncL5m9c/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021.
BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/download/37703285/BUZATO_letramentos_digitais_e_formacao_de_professores.pdf. Acesso em: 02 ago. 2021.
CANI, J. B. Proficiência digital de professores: competências necessárias para ensinar no século XXI. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 2, p. 402-428, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17110. Acesso em: 08 dez 2021.
COSTA, R. A. Letramento digital na BNCC: um estudo das competências e habilidades no componente de Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=100778. Acesso em: 08 dez. de 2021.
CURADORIA Digital na educação. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo. (1 h 47 min 43 s). Publicado pelo canal EaD UCS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YGTP_9lTBKU. Acesso em 30 jun. 2021.
DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 58, p. 624-644, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24187. Acesso em: 08 dez 2021.
DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo, Parábola Editora, 2016.
EDUCAMÍDIA. Guia da Educação Midiática. Disponível em: https://educamidia.org.br/guia. Acesso em: 30 jun. 2021.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
G SUITE for education: conhecendo um mundo novo de possibilidades - Google Classroom. [S. l.: s. n.], 2020a. 1 vídeo. (2 h 45 min 25 s). Publicado pelo canal Seduc Sobral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AtlxkL8Nn2M&list=PLBCN1hcqee2zE0QP-tdx06uAipOXucl7l&index=5. Acesso em: 18 jun. 2021.
G SUITE for Education: conhecendo um mundo novo de possibilidades – Google Drive. [S. l.: s. n.], 2020b. 1 vídeo. (3 h 11 min 27 s). Publicado pelo canal Seduc Sobral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jTp9xrNm4Xo&list=PLBCN1hcqee2zE0QP-tdx06uAipOXucl7l&index=11. Acesso em: 04 ago. 2021.
G SUITE for Education: Google meet para aulas ao vivo, Google Sites e Planilhas. [S. l.: s. n.], 2020c. 1 vídeo. (3 h 20 min 59 s). Publicado pelo canal Seduc Sobral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dJcKRvCuXeY&list=PLBCN1hcqee2zE0QP-tdx06uAipOXucl7l&index=15. Acesso em: 04 ago. 2021.
GETEDU. GetEdu: compartilhando experiências. Disponível em: https://www.youtube.com/c/Getedubrasil/videos. Acesso em: 18 jun. 2021.
GILSTER, P. Digital literacy. New York: John Wiley & Sons, 1997.
GOOGLE Docs, Planilhas e Apresentações para aulas e projetos educacionais. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo. (3 h 13 min 20 s). Publicado pelo canal Seduc Sobral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3z0dIUtbZEs&list=PLBCN1hcqee2zE0QP-tdx06uAipOXucl7l&index=12. Acesso em: 04 ago. 2021.
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Parceria entre Seduc e Google permite acesso de estudantes e professores a ferramentas educacionais online. 2020. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/04/02/parceria-entre-seduc-e-google-permite-acesso-de-estudantes-e-professores-a-ferramentas-educacionais-online/. Acesso em 20 jul. 2021.
GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuro Sociais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 101–145, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578. Acesso em: 08 dez. 2021.
HISSA, D. L. A. O Letramento Digital e a docência. Olhares & Trilhas, v. 23, n. 2, p. 484-503, 2021. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60099. Acesso em: 02 ago. 2021.
HISSA, D. L. A.; COSTA, D. L. Letramento autônomo e ideológico na BNCC: uma reflexão crítica. Macabéa-Revista Eletrônica do Netlli, v. 10, n. 5, p. 436-458, 2021. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/3358. Acesso em: 08 dez. 2021.
HISSA, D. L. A.; SILVA, A. P. N.; VALENTIM, D. L. Letramento digital na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: uma análise do componente de Língua Portuguesa da área de linguagens e suas tecnologias. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 11, n. 2, p. 32-53, ago./dez. 2019. Disponível em: http://www.revlet.com.br/artigos/523.pdf. Acesso em: 08 dez. 2021.
HISSA, D. L. A.; SOUSA, N. O; COSTA, R. A. Letramento Digital e linguística aplicada: interfaces possíveis. In: LIMA, H. V.; PITA, J. R.; SOARES, M. E. (Orgs.) Linguística aplicada: os conceitos que todos precisam conhecer, v. 2, São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. cap. 2, p. 25-51. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/linguistica-aplicada2. Acesso em: 08 dez. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Divulgados dados sobre o impacto da pandemia na educação. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao. Acesso em: 21 jul. 2021.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. A new literacy sampler. New York: Peter Lang Publishing Inc., 2007.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Editora 34, 1993.
LÉVY, P. Cibercultura. Editora 34, 1999.
LÉVY, P. O que é o virtual? Editora 34, 1999.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia. Disponível em: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14183/informacoes. Acesso em: 30 jun. 2021.
MONTE MÓR, W. Linguagem digital e interpretação: perspectivas epistemológicas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 46(1): 31-44, Jan./Jun. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132007000100004&script=sci_arttext. Acesso em: 08 dez. 2021.
NOVA ESCOLA. Mão na massa: como trabalhar com HQs, vlogs, podcasts e outros gêneros digitais. Disponível em: https://cursos.novaescola.org.br/curso/11393/mao-na-massa-como-trabalhar-com-h-qs-vlogs-podcasts-e-outros-generos-digitais/resumo. Acesso em: 30 jun. 2021.
PIEDADE, J.; PEDRO, N. Tecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, n. 2, p. 109-133, 2014. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/26594. Acesso em: 08 dez 2021.
PINHEIRO, P. A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois: Algumas (re) considerações. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, p. 11-19, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5555. Acesso em: 08 dez. 2021.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon. MCB University Press, v.9, n.5, 2001. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/10748120110424843/full/html. Acesso em: 02 ago. 2021.
RIBEIRO, A. E. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, v. 8, n. 1, p. 15-38, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Ana-Elisa-Ribeiro-2/publication/322706076_LETRAMENTO_DIGITAL_UM_TEMA_EM_GENEROS_EFEMEROS/links/60956d80a6fdccaebd15c0a9/LETRAMENTO-DIGITAL-UM-TEMA-EM-GENEROS-EFEMEROS.pdf. Acesso em: 08 dez. 2021.
ROJO. R. Letramentos digitais: a leitura como réplica ativa. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 46, n. 1, p. 63-78, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132007000100006&script=sci_arttext. Acesso em: 08 dez 2021.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SOBRAL. Educação que Faz a Diferença: Sobral é reconhecido com o selo “Rede de Excelência”. 2020. Disponível em: http://educacao.sobral.ce.gov.br/noticias/principais/educacao-que-faz-a-diferenca-sobral-e-reconhecido-com-o-selo-rede-de-excelencia. Acesso em: 27 jul. 2021.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. Tradução de Marcos Bagno.
TRINDADE, S. D.; FERREIRA, A. G. Competências digitais docentes: o DigCompEdu CheckIn como processo de evolução da literacia para a fluência digital. Icono14, v. 18, n. 2, p. 162-187, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7591109. Acesso em: 08 dez 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.