Eventos de alfabetización en la educación superior: un estudio sobre las experiencias de estudiantes universitarios con tareas de escritura en el aula

Autores/as

  • Letícia Silveira Universidade Federal de São Carlos
  • Luiz André Neves de Brito Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Letramiento Académico. Formación Universitaria. Escritura Científica.

Resumen

En este informe de experiencia, presentemos los desafíos que enfrentan los estudiantes universitarios en la redacción científica, describiendo cómo se involucran y se posicionan en relación con las prácticas letradas en el aula. Por tanto, la investigación se basa en el estudio de las prácticas de letramiento de 21 alumnos de la asignatura de Lingüística matriculados en la asignatura “Laboratório 6 – Ênfase Texto e Discurso” de una universidad pública, que tuvo como objetivo desarrollar proyectos de trabajo para la conclusión de la asignatura. La rutina académica se analiza a través de los Nuevos Estudios de Letramiento, que consideran lo letramiento como una práctica social (Assis, 2014; Lillis, 2001; Street, 2010), y el modelo dialógico de letramiento académico (Fischer, 2007).

Biografía del autor/a

Letícia Silveira , Universidade Federal de São Carlos

Bacharela (2017) e Mestra (2021) em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutoranda em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua pela mesma instituição. Atualmente cursa Licenciatura em Letras Ing/Port na Faculdade Campos Elíseos (FCE). Além de experiências adquiridas pelo trabalho que assumiu como revisora e editora de textos científicos da Revista Cadernos da Pedagogia, do Departamento de Educação (DE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui também conhecimento na área de produção acadêmica e assistência editorial devido à vivência que obteve na Editora Cubo, também situada na cidade de São Carlos-SP, na qual estagiou por 6 meses. Possui especialidade em abordagens metodológicas de ensino da escrita na universidade e de correção de redação de modalidade ENEM, Vunesp, Fuvest e FGV por participar de bancas oficiais dos processos seletivos e realizar trabalhos como corretora de redação nas plataformas de ensino a distância Redação Nota 1000, Redação Online e Imaginie.

Luiz André Neves de Brito, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Letras (Linguística e Português) pela FFLCH - USP (2002). Mestre (2006) e Doutor (2011) em Letras (área de concentração: Filologia e Língua Portuguesa). Durante o doutorado, realizou estágio sanduíche no ?Laboratório de Linguística e Didática em Língua Estrangeira e Materna? (LIDILEM) na Universidade Stendhal, Grenoble 3. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Letras da UFSCar onde tem atuado nos cursos de Letras (Licenciatura) e de Linguística (bacharelado). Tem experiência com formação de professores: em 2013 e 2016, participou como supervisor e formador do núcleo UFSCar Plano Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. No âmbito da extensão, na UFSCar, tem participado como aplicador da avaliação oral no Exame de Proficiência CELPE-BRAS. Como pesquisador, tem atuado nos seguintes campos da linguagem: linguística aplicada; ensino e aprendizagem da escrita; estudos do letramento acadêmico. Em sua pesquisa voltada aos estudos de linguística aplicada do português, tem atuando como colaborador do grupo de pesquisa práticas de leitura e escrita em português língua materna. Na UFSCar, realizou trabalhos ligados ao grupo de pesquisa "comunica: inscrições linguísticas na comunicação". Atualmente, lidera o grupo de pesquisa "Escrita e Leitura na Contemporaneidade" com o Prof. Dr. Lucas Vinício de Carvalho Maciel. No grupo, tem-se dedicado, sobretudo, à linha de pesquisa "Letramentos na contemporaneidade: práticas plurais".

Citas

ASSIS, J. A. Representações sobre os textos acadêmico-científicos: pistas para a didática da escrita na universidade. Revista Estudos Linguísticos. v. 43, n. 2, p. 801-815, maio-agosto, 2014.

BAZERMAN, C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. In: BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, p. 19- 46, 2005.

FIAD, R. S. A. Algumas considerações sobre os letramentos acadêmicos no contexto brasileiro. Pensares em Revista, São Gonçalo, v. 6, p. 23-34, 2015.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.

FUZA, A. F. A constituição dos discursos escritos em práticas de letramento acadêmico científicas. 2015. 368f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

HENDERSON, R.; HIRST, E.Reframing academic literacy: Reexamining a short course for “disadvantaged” tertiary students. Englishteaching: practiceand critique, p.25-38, 2006.

IVANIČ, R. Discourses of writing and learning to write. Language and Education, Abingdon, Oxon, v. 18, n. 3, p. 220-245, 2004.

LILLIS, T. Student writing: access, regulation, desire. London: Routledge, 2001, 196p.

STREET, B. Dimensões “Escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n. 2, 541-567, jul/dez, 2010.

Publicado

30-12-2021

Cómo citar

SILVEIRA , Letícia; LUIZ ANDRÉ NEVES DE BRITO. Eventos de alfabetización en la educación superior: un estudio sobre las experiencias de estudiantes universitarios con tareas de escritura en el aula. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021005, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1598. Acesso em: 13 may. 2024.