Eventos de alfabetización en la educación superior: un estudio sobre las experiencias de estudiantes universitarios con tareas de escritura en el aula
Palabras clave:
Letramiento Académico. Formación Universitaria. Escritura Científica.Resumen
En este informe de experiencia, presentemos los desafíos que enfrentan los estudiantes universitarios en la redacción científica, describiendo cómo se involucran y se posicionan en relación con las prácticas letradas en el aula. Por tanto, la investigación se basa en el estudio de las prácticas de letramiento de 21 alumnos de la asignatura de Lingüística matriculados en la asignatura “Laboratório 6 – Ênfase Texto e Discurso” de una universidad pública, que tuvo como objetivo desarrollar proyectos de trabajo para la conclusión de la asignatura. La rutina académica se analiza a través de los Nuevos Estudios de Letramiento, que consideran lo letramiento como una práctica social (Assis, 2014; Lillis, 2001; Street, 2010), y el modelo dialógico de letramiento académico (Fischer, 2007).
Citas
ASSIS, J. A. Representações sobre os textos acadêmico-científicos: pistas para a didática da escrita na universidade. Revista Estudos Linguísticos. v. 43, n. 2, p. 801-815, maio-agosto, 2014.
BAZERMAN, C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. In: BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, p. 19- 46, 2005.
FIAD, R. S. A. Algumas considerações sobre os letramentos acadêmicos no contexto brasileiro. Pensares em Revista, São Gonçalo, v. 6, p. 23-34, 2015.
FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.
FUZA, A. F. A constituição dos discursos escritos em práticas de letramento acadêmico científicas. 2015. 368f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
HENDERSON, R.; HIRST, E.Reframing academic literacy: Reexamining a short course for “disadvantaged” tertiary students. Englishteaching: practiceand critique, p.25-38, 2006.
IVANIČ, R. Discourses of writing and learning to write. Language and Education, Abingdon, Oxon, v. 18, n. 3, p. 220-245, 2004.
LILLIS, T. Student writing: access, regulation, desire. London: Routledge, 2001, 196p.
STREET, B. Dimensões “Escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n. 2, 541-567, jul/dez, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.