Literacy events in University: a study on the experiences of university students with writing tasks in the classroom
Keywords:
Academic Literacy, University Education, Scientific WritingAbstract
In this experience report, we present the challenges faced by university students in scientific writing, describing how they engage and position themselves compared to literate practices in the classroom. Therefore, the investigation is based on the study of literacy practices of 21 students from the Linguistics course enrolled in the subject “Laboratório 6 – Ênfase Texto e Discurso” at a public university, which aimed to develop undergraduate thesis projects. The academic routine is analyzed through the New Literacy Studies, which consider literacy as a social practice (Assis, 2014; Lillis, 2001; Street, 2010), and the dialogical model of academic literacy (Fischer, 2007).
References
ASSIS, J. A. Representações sobre os textos acadêmico-científicos: pistas para a didática da escrita na universidade. Revista Estudos Linguísticos. v. 43, n. 2, p. 801-815, maio-agosto, 2014.
BAZERMAN, C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. In: BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, p. 19- 46, 2005.
FIAD, R. S. A. Algumas considerações sobre os letramentos acadêmicos no contexto brasileiro. Pensares em Revista, São Gonçalo, v. 6, p. 23-34, 2015.
FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.
FUZA, A. F. A constituição dos discursos escritos em práticas de letramento acadêmico científicas. 2015. 368f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
HENDERSON, R.; HIRST, E.Reframing academic literacy: Reexamining a short course for “disadvantaged” tertiary students. Englishteaching: practiceand critique, p.25-38, 2006.
IVANIČ, R. Discourses of writing and learning to write. Language and Education, Abingdon, Oxon, v. 18, n. 3, p. 220-245, 2004.
LILLIS, T. Student writing: access, regulation, desire. London: Routledge, 2001, 196p.
STREET, B. Dimensões “Escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n. 2, 541-567, jul/dez, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.