Exercícios no ensino de Línguas Estrangeiras em tempos de pandemia:

opções de recursos tecnológicos

Autores/as

  • Alan Ricardo Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Débora Ache Borsatti, Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rosângela Gabriel, Universidade de Santa Cruz do Sul

Palabras clave:

Enseñanza en línea. COVID-19. Tecnologías digitales. Duolingo. ELO en Nube.

Resumen

Esta investigación parte del contexto de enseñanza remota, debido a la pandemia provocada por el nuevo coronavirus (Covid-19) y tiene como objetivo averiguar, en el escenario actual de la educación en línea, qué recursos tecnológicos pueden ser utilizados por los profesores de Lenguas Extranjeras (LE) para la enseñanza de lenguas a partir de ejercicios. El estudio tiene como soporte teórico la Lingüística Aplicada y las neurociencias, que rompen con la feroz oposición a los ejercicios en la enseñanza de idiomas. La investigación es cualitativa, e incluye análisis exploratorios y estudios bibliográficos referentes a dos recursos para la enseñanza de lenguas: la aplicación Duolingo y el sistema ELO en Nube, seleccionados por recomendaciones de profesoras de español. Dichas profesoras participaron recientemente en un curso de formación para el uso de tecnologías en la enseñanza de lenguas, razón por la cual fueron consideradas en este estudio. Fueron seleccionados tres criterios de análisis para la evaluación de estos recursos: (1) posibilidad de personalización de actividades por parte del docente; (2) ofrecimiento de feedback correctivo al estudiante; y (3) análisis ya realizados y registrados en la literatura académica brasileña sobre dicha tecnología. Los resultados indican que los recursos analizados pueden adaptarse para contribuir al aprendizaje de lenguas a partir de ejercicios.

Biografía del autor/a

Alan Ricardo Costa, , Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa CAPES. Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário Cesumar. Graduado em Letras - Espanhol e literaturas espanholas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já atuou como Professor Substituto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e como Professor-Tutor no curso de Letras - Espanhol e Literaturas EaD da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em convênio com a UFSM.

Débora Ache Borsatti, , Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora de Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), Campus Santana do Livramento. Graduada em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduada em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário Cesumar (Unicesumar). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela UNICID (2010). Mestre em Letras pela UNISC (2015), com bolsa CNPq. Doutoranda em Letras (UNISC) com ênfase em estudos linguísticos, com bolsa CAPES-PROSUP, tendo realizado Estágio Sanduíche na Universidade de Pittsburgh (USA), no Learning Research and Development Center - LRDC (2019-2020).

Rosângela Gabriel, , Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora e pesquisadora do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Bolsista Pesquisador Gaúcho Fapergs. Graduada em Letras pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior. Mestre em Letras/Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Letras/Linguística pela PUCRS, tendo realizado doutorado-sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford/Inglaterra. Pós-Doutorado na Université Libre de Bruxelles, Bélgica (com bolsa Capes). Membro da Society for the Scientific Study of Reading (SSSR), da International Society of Applied Psycholinguistics (ISAPL) e da Associação Brasileira de Linguística (Abralin).

Citas

ALVES, R. S. O Duolingo como ferramenta para as aulas de língua inglesa. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, Pouso Alegre, n. 4, p.54-68, 2016.

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede – Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BEVILÁQUA, A. F.; LEFFA, V. J.; COSTA, A. R.; FIALHO, V. R. Ensino de Línguas Online: um Sistema de Autoria Aberto para a produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 15, n. 1, p. 190-200, 2017.

CAMPOS, A. L. Neuroeducación: uniendo las neurociencias y la educación en la búsqueda del desarrollo humano. La educación - Revista digital, n. 143, p. 1-14, 2010.

CANTO, C. G. S. O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinada ao ensino de línguas. 2014, 274f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em: <http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/363>. Acesso em: 29 jun. 2020.

CAPPELLARI, A. F. A percepção de alunos e do professor sobre o uso do aplicativo Duolingo na aprendizagem de inglês como segunda língua. 2020, 124f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2020.

COSTA, A. R. Análise, desenvolvimento, implementação e avaliação de um Objeto de Aprendizagem de Línguas. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 102-127, 2015.

COSTA, A. R. Professores de Línguas 'na' e 'em' rede? Formação continuada de educadores para Práticas Abertas de (re)produção de materiais didáticos. 2016, 146f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2016.

COSTA, A. R.; SILVA, P. L. O.; JACÓBSEN, R. T. Plasticidade cerebral: conceito(s), contribuições ao avanço científico e estudos brasileiros na área de Letras. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, 2019. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1445>. Acesso em: 11 jul. 2020.

DOLZ, J. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA, São Paulo, v. 32, n. 1, 2016.

DUARTE, G. B.; ALDA, L. S.; LEFFA, V. J. Gamificação e o feedback corretivo: considerações sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras pelo Duolingo. Raído, Dourado, v. 10, p. 114-128, 2016.

FERNANDES, P. C. M. P. D. Desenvolver a competência gramatical na aprendizagem do espanhol língua estrangeira. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino do Português no Terceiro Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário) - Universidade do Minho, 2016.

FONTANA, M. V. L.; FIALHO, V. R. 2013. Ferramentas de Autoria para Professores (FAPs): entre Batatas Quentes e outras Delícias. In: FONTANA, M. V. L.; FIALHO, V. R; TREVISAN, A. L. (Org.) Línguas na EAD: Construção Coletiva. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2013, p. 88-102.

KUMARAVADIVELU, B. Toward a postmethod pedagogy. TESOL Quartely, v. 35, n. 4, p. 537-60, 2001.

LEFFA, V. J. Análise Automática da Resposta do Aluno em Ambiente Virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 25-40, 2003.

LEFFA, V. J. Gamificação adaptativa para o ensino de línguas. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO. 2014. Buenos Aires. Anais... 2014, p. 1-12. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Gamificacao_Adaptativa_Leffa.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2020.

LEFFA, V. J. Língua estrangeira. Ensino e aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2016, 324p.

LEFFA, V. J. Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 139-158, 2008.

LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. B.; VANDRESEN, P. (Org.) Tópicos em Linguística Aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236.

LEFFA, V. J. Produção de Materiais para o Ensino de Línguas na Perspectiva do Design Crítico. In: TAKAKI, N. H.; MONTE MOR, W. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 243-265.

LEFFA, V. J. Sistemas de autoria para a produção de objetos de aprendizagem. In: BRAGA, J. (Org.) Integrando tecnologias no ensino de Inglês nos anos finais do Ensino Fundamental. São Paulo: Edições SM, 2012, p. 174-191.

LEFFA, V. J. The role of exercises in computer-mediated language learning. In: XII CONVENCIÓN Y EXPO INTERNACIONAL, 2007, Havana. Anais… Havana: Ministério de la Informática y las Comunicaciones de la República de Cuba, 2007. 1 CD. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/textos/papers/Role_of_exercises.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2020.

LEFFA, V. J. Uma ferramenta de autoria para o professor: o que é e o que faz. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 41, n. 144, p. 189-214, 2006.

MATTIELLO, L. Uma descrição do presente perfeito no aplicativo Duolingo. 2018, 98f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

MORIN, E. O Método 1: a natureza da natureza. Tradução: Maria Gabriela de Bragança. 2ª ed. Portugal: Publicações Europa-América. 1977. Disponível em: <https://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2015/04/A-Natureza-da-Natureza.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2019.

NUNES, G. M.; LEFFA, V. J.; LOPES, J. A; OLIVEIRA, V. O. O uso do feedback automático no aplicativo educacional busuu e sua influência na aprendizagem de línguas. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, p. 25-37, 2017.

PAULSTON, C. B. Teaching English as a second language: Techniques and procedures. Cambridge: Winthrop Publishers, 1976. 255p.

PINHO, L. S.. Neurociência cognitiva na sala de aula: estratégias de ensino de Língua Espanhola. Letras Hoje, Porto Alegre, v. 53, n. 1, p. 80-88, 2018.

VETROMILLE-CASTRO, R. Língua como instrumento, língua para o poder: reflexões sobre papel do professor, tecnologias digitais e desenvolvimento linguístico. In: TAKAKI, N. H.; MONTE MOR, W. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 195-220.

WONG, W.; VANPATTEN, B. The evidence is IN: Drills are OUT. Foreign Language Annals, v. 36, n. 3, p. 403-423, 2003.

Publicado

03-05-2021

Cómo citar

COSTA, , Alan Ricardo; BORSATTI, , Débora Ache; GABRIEL, , Rosângela. Exercícios no ensino de Línguas Estrangeiras em tempos de pandemia:: opções de recursos tecnológicos. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021014, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1419. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - Estudos linguísticos